POLÍCIA FEDERAL

PF faz operação contra lavagem de dinheiro e estelionato

Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão no RS e SC. De acordo com a PF, milhares de pessoas foram vítimas da organização criminosa.

Crédito: Polícia Federal / Divulgação
Crédito: Polícia Federal / Divulgação

A PF (Polícia Federal) cumpriu 28 mandados de busca e apreensão por crimes de lavagem de dinheiro e estelionato, nesta quinta-feira (7). A ação faz parte da Operação Deadcoin, para desarticular uma organização suspeita de cometer os crimes contra milhares de pessoas no Oeste de Santa Catarina.

Os mandados de busca e apreensão ocorreram em Jaraguá do Sul (SC) (2), Chapecó (SC) (2), São Miguel do Oeste (SC) (3), Joinville (SC) (1), Caxias do Sul (RS) (13), Bento Gonçalves (RS) (2), Três Coroas (RS) (1), Portão (RS) (3) e Sapiranga (RS) (1).

Durante as investigações, a PF identificou que a organização criminosa atuava oferecendo investimentos com rendimentos irreais sobre o capital depositado. Inicialmente, as vítimas do esquema recebiam um suposto lucro, que servia para ganhar a confiança delas.

Depois de realizarem depósitos ainda maiores, elas não recebiam mais nenhum retorno. Sendo assim, não conseguiam reaver o dinheiro inicialmente depositado. Então, o valor era bloqueado sem nenhuma justificativa.

A PF descobriu ainda que o grupo criminoso iniciou uma complexa engenharia para evasão de divisas para paraísos fiscais, lavagem de dinheiro, compra de automóveis e imóveis de luxo no exterior, entre outras práticas ilícitas.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e evasão de divisas. As penas máximas somadas podem ultrapassar 30 anos de reclusão.