Quarta-feira de calor e chuva isolada no Rio Grande do Sul

O Estado tem vivido dias com o padrão de verão, onde o calor é forte, as pancadas são isoladas e fica difícil de prever onde chove.

Imagem de Porto Alegre. Foto: Leonardo Severo/Agora RS
Imagem de Porto Alegre. Foto: Leonardo Severo/Agora RS

O calor segue intenso no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (6), indica a previsão do tempo. Ainda haverá condição para chuvas no Estado, devido à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica. O Estado tem vivido dias com o padrão de verão, onde o calor é forte, as pancadas isoladas e muito difíceis de prever.

A previsão do tempo aponta que novas áreas de instabilidade vão se formar no Rio Grande do Sul. As instabilidades devem provocar pancadas de chuva passageira, com alternância com períodos nublados ou até mesmo de sol.

As chuvas podem ser intensas entre a Fronteira Oeste, Campanha, Noroeste e toda a metade Norte do RS, incluindo a região metropolitana, Serra e Litoral Norte. Onde chover – e se chover – os acumulados variam de 5 a 50 mm (milímetros).

Como as temperaturas seguem elevadas, não se descarta ocorrência de temporais isolados, com ventania e até queda de granizo. As rajadas de vento associadas às instabilidades podem atingir os 80 km/h.

O dia segue tendo sensação de abafamento. Máxima de 30°C em Itaqui; de 27°C em Santa Cruz do Sul; 29°C em Porto Alegre e 23°C em Pelotas.