150 ANOS DO TJ-RS

Foro Central II ganhará mural em homenagem a Lupicínio Rodrigues

A solenidade que marcará a entrega do projeto artístico, assinado por Kelvin Koubik, será realizada na próxima segunda-feira (4), às 17h

Pintura do mural com a imagem de "Lupi" está em andamento no Foro Central II
Foto: Juliano Verardi – DICOM/TJRS
Pintura do mural com a imagem de "Lupi" está em andamento no Foro Central II Foto: Juliano Verardi – DICOM/TJRS

O rosto de Lupicínio Rodrigues, o compositor negro porto-alegrense cujas obras repercutiram em todo o país, vai estampar a fachada do Foro Central II, em Porto Alegre. A solenidade que marcará a entrega do projeto artístico, assinado por Kelvin Koubik, será realizada na próxima segunda-feira (4), às 17h.

A iniciativa é uma parceria do Judiciário gaúcho, alusiva às comemorações dos 150 anos do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), e da VS (Virada Sustentável), festival de sustentabilidade da América Latina que visa promover a conscientização ambiental e social.

O mural traz referências da boemia e da vida noturna da capital gaúcha, sempre presentes nas composições de “Lupi”. A pintura, que está em andamento desde último dia 28 de outubro, integra a série Personagens, e se juntará aos murais do ambientalista José Lutzenberger, no prédio do IPE, e da ginasta Daiane dos Santos, no edifício da Fecomércio.

Microfloresta

Na terça-feira (5), às 11h, a entrada do Foro Central I receberá o plantio de 300 mudas de mais de 34 árvores nativas, em um espaço de 100 metros quadrados. Além da VS, a ação se dá em conjunto com o Instituto TodaVida.

Essa será a segunda microfloresta urbana feita com o método Miyawaki da Virada Sustentável Porto Alegre. A primeira foi implementada em uma escola da zona sul da cidade, em 2023).

Além de ajudar a contornar as altas temperaturas, as microflorestas melhoram a qualidade do ar, absorvendo gás carbônico. Também retêm material particulado nas folhas, minimizam o barulho e contribuem com a drenagem urbana.