Dois policiais militares do 4º BPChoque (Batalhão de Polícia de Choque) morreram em um acidente de trânsito envolvendo uma viatura da Brigada Militar ocorrido na noite de terça-feira (29). Outros dois brigadianos tiveram ferimentos e seguem internados no Hospital Pompéia.
Os agentes estavam em uma perseguição a um veículo suspeito. A viatura da Brigada Militar trafegava pelo quilômetro 151 da BR-116, próximo do acesso ao bairro Planalto. Neste ponto, houve uma colisão com o poste de concreto instalado em um canteiro central.
A Totoya Hilux onde estavam os policiais capotou, ficando de cabeça para baixo. Após o impacto inicial, o carro policial colidiu com um terceiro veículo, um Renault Sandero, com placas de Florianópolis.
Na manhã desta quarta-feira, equipes de uma empresa terceirizada estavam removendo o poste de concreto, que se partiu em dois.
Os dois policiais militares que tiveram ferimentos seguem internados no Hospital Pompéia. Ambos passaram por exames e estão em estado de saúde estável.
Morreram o soldado Anderson de Souza Lourenço, 29 anos, natural de São Miguel do Iguaçu (PR), que entrou na BM em 2021 e que deixa esposa e uma filha de 10 meses; e Maximiliano da Silva Argiles, 25, natural de Santana do Livramento e que entrou na Brigada Militar em 2018.
Os velórios dos dois policiais militares ocorrem desde as 8h da manhã, mas em locais distintos.
A despedida do soldado Lourenço na Sala 1 das Capelas Cristo Redentor, em Caxias do Sul. O corpo deve deixar Caxias do Sul a partir das 11h da manhã. O sepultamento será no Cemitério Recanto da Paz em Santa Teresinha de Itaipu (PR).
Já os atos fúnebres do soldado Argiles, acontecem na sala A do Memorial São José de Bento Gonçalves. O sepultamento será no Cemitério Público Municipal do mesmo município, a partir das 17h.
Governador lamenta mortes
O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), lamentou as mortes.
Recebi, há pouco, a triste notícia do falecimento de dois jovens soldados da nossa Brigada Militar. O Sd PM Anderson de Souza Lourenço e o Sd Maximiliano da Silva Argiles sofreram um grave acidente de trânsito em Caxias do Sul e, infelizmente, não resistiram aos ferimentos, vindo ambos a falecer. Heróis que tombaram no cumprimento do seu juramento de proteger a sociedade gaúcha com o custo da própria vida. Rogo a Deus que dê força e conforto às suas famílias e aos amigos nesse momento de imensa dor. Deixo, também, meu abraço fraterno à família brigadiana, por essas perdas que são imensamente sentidas por todos.