Pelotas, no Sul do RS, elege neste domingo (27) o prefeito que vai comandar a cidade pelos próximos quatro anos. A disputa ocorre entre o candidato Fernando Marroni (PT) e o candidato Marciano Perondi (PL).
O município da região da região Sul possui 248.631 eleitores aptos a votar. É o quarto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, atrás de Porto Alegre, Caxias do Sul e Canoas.
Acompanhe a apuração em tempo real aqui
A apuração dos votos em Pelotas deve começar logo após as 17h. A expectativa é que, até as 20h, o resultado seja conhecido.
Como funciona a apuração no Agora RS
A plataforma do portal possui os dados oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A divulgação dos resultados contempla os votos dados a candidatas, candidatos e partidos (votação de legenda), bem como informa sobre a situação desses votos: se válidos, sub judice (com recurso pendente de julgamento) ou anulados.
O aplicativo informa, os nomes de quem for eleito ou daqueles que vão disputar o segundo turno. Também é possível verificar os índices de comparecimento e abstenção; a quantidade de votos válidos, em branco e nulos; e o número de seções totalizadas.
Apenas cinco municípios do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria – possuem mais de 200 mil eleitores. A disputa ocorre no dia 27 de outubro.
Conforme a regra do TSE, o segundo turno ocorre nestas cidades quando nenhum dos candidatos à prefeitura atingir mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.