PREVISÃO DO TEMPO

Ciclone extratropical provoca chuva e ventania no RS nesta quinta

Previsão indica possibilidade de muita chuva em pouco tempo, com risco de ventania e de queda de granizo na maior parte do RS.

Tempo nublado e chuvoso na Ponta do Gasômetro, em Porto Alegre
Crédito: Leonardo Severo / Agora RS

Um ciclone extratropical na costa do Uruguai vai provocar chuva no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (24). A previsão do tempo indica possibilidade de chuva intensa, com grandes volumes acumulados, ventos fortes e descargas elétricas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a Defesa Civil e a Sala de Situação alertam para possibilidade de tempestades no Estado.

Conforme a previsão, um sistema de baixa pressão segue se aprofundando, ou seja, ganhando força à medida que avança entre a costa uruguaia e o Sul gaúcho. Esse sistema forma uma frente fria, que deve provocar chuvas intensas, com temporais.

As áreas em risco para transtornos são a Costa Doce, Litoral Médio, região metropolitana, região dos Vales (dos Sinos, Paranhana, Caí, Taquari e Rio Pardo), além da Serra, do Norte, Noroeste do RS, além de parte da região Central. As rajadas de vento variam de 60 a 80 km/h, podendo ultrapassar os 100 km/h.

O Inmet publicou um alerta vermelho de tempestade para essas regiões (veja no mapa abaixo). Conforme o Instituto, há “grande perigo” de as chuvas atingirem os 100 mm em apenas um dia. Não é que chova o dia inteiro. Serão fortes pancadas ao longo do dia, com grandes volumes em pouco espaço de tempo.

Os ventos causados pelo ciclone extratropical podem causar estragos, como queda de árvores e galhos, danos em postes de energia elétrica e queda de placas de publicidade.

Entre as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e parte da região Central, o risco de tempestades é menor. No entanto, a chuva pode passar dos 50 milímetros e as rajadas de vento também devem ser intensas, com até 70 km/h.

Crédito: Inmet / reprodução

Dicas de segurança

A Defesa Civil orienta que, caso você seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo imediatamente. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança.

Caso esteja fora de casa, evite locais próximos a postes de energia elétrica e árvores, devido ao risco de choque elétrico, ou queda. Se estiver dirigindo, não entre em pontos de alagamento, pois a água pode esconder buracos ou locais mais fundos, onde o carro pode ficar empenhado.