TEMPO INSTÁVEL

Inmet publica alerta de tempestade no Rio Grande do Sul

O Inmet alerta para o risco de tempestades, com chuva intensas, com rajadas de vento entre 40 a 60 quilômetros por hora.

Nuvens carregadas de chuva em uma plantação de soja. O céu está escuro, com sinais de tempestade
Crédito: Fernando Dias/Seapi

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou uma alerta amarelo de tempestade no território do Rio Grande do Sul. A advertência é válida entre as 7h da manhã e as 18h desta quarta-feira (23).

Há risco de tempestades com chuva intensas e rajadas de vento entre 40 a 60 quilômetros por hora. Conforme o Inmet, existe o risco de queda isolada de granizo. As precipitações podem atingir os 50 milímetros em um dia, o que pode levar a alagamentos e pontos de acúmulo de água.

O alerta amarelo de tempestade abrange áreas da Fronteira Oeste, Campanha, parte da região Central, Sul e parte da região Noroeste. Confira no mapa abaixo.

Alerta amarelo de tempestade publicado para 23 de outubro de 2024. Crédito: Inmet / Divulgação

O que diz a previsão do tempo

A previsão do tempo indica que instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão provocam chuva moderada a forte. As pancadas podem ser acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo e temporais isolados.

As regiões em risco são Oeste, Campanha, Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales e RMPOA. Os acumulados ficam entre 20 e 40 mm/dia em áreas do Norte, Campanha e Oeste, e abaixo de 15 mm/dia nas demais regiões.

Além disso, as rajadas de vento associadas às instabilidades podem chegar aos 90 km/h. As temperaturas variam de 17° e 22° pela manhã, enquanto à tarde, ficam entre 23 e 32 °C