O Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, reabriu na manhã desta segunda-feira (21). A volta das operações do aeródromo ocorre cinco meses e meio depois da pista ficar submersa nas enchentes de maio.
O primeiro voo a pousar na pista reformada foi de uma aeronave da Azul Linhas Aéreas, vinda de Campinas (VCP). A tripulação escalada para fazer a viagem era de gaúchos.
A aeronave Airbus A320 matrícula PR-YSN, chamada de “Azulando o Brasil”, recebeu uma pintura especial para comemorar a retomada das operações.
O toque na pista em Porto Alegre ocorreu às 8h03 da manhã. O avião chegou ao terminal de passageiros às 8h06.
Como será a operação a partir de agora
Os voos a partir do Salgado Filho vão ocorrer entre 8h da manhã até as 22h. Nesse intervalo sem operações, equipes vão continuar as obras no restante da pista.
O Salgado Filho vai operar com uma pista de 1.730 metros nesta reabertura parcial. Parte da estrutura, que ficou quase totalmente submersa devido à enchente de maio, segue em obras.
A liberação dos outros 1.470 metros de pista está prevista até 16 dezembro, quando Porto Alegre retomará voos internacionais.
Além da conexão com Campinas, o aeroporto de Porto Alegre também terá voos para Congonhas (CGH), Guarulhos (GRU), Galeão (GIG) e Brasília (BSB).
Aumento de voos
A partir de 28 de outubro, o número de voos no Salgado Filho tem ampliação. Passam a ser 98 conexões por dia. No dia 4 de novembro, passam a ser 122 voos, atendendo 16 mil passageiros. A capacidade máxima nesta fase prevista é de 128 voos por dia.
Antes da enchente, o Aeroporto Salgado Filho tinha cerca de 180 conexões diárias, de acordo com a Fraport. O número de passageiros alcançava os 20 mil por dia.