A exposição “Através da Imagem: Mulheres artistas no acervo do MACRS” chega à cidade de Rio Grande, no Sul do RS. Com curadoria de Mariane Rotter, a mostra estará em cartaz na Galeria Espaço Incomum, no Centro de Convivência da Furg, que fica na Av. Itália, km 8, bairro Carreiros.
A entrada é gratuita. A inauguração será nesta quinta-feira (17), às 19h. A visitação vai até 17 de novembro, disponível de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h30.
A apresentação é do MinC (Ministério da Cultura) da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), por meio do MACRS (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul), do Ieavi (Instituto Estadual de Artes Visuais), da Furg (Universidade Federal de Rio Grande) e da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul).
Dessa forma, a Uergs realiza o projeto desde 2015, como extensão universitária, oferecendo exposição fotográfica, encontro com artistas e teóricos da área e oficinas práticas. A cada ano há uma nova curadoria, apresentando uma nova exposição, com obras e artistas diversos.
Em 2023, para celebrar a chegada da universidade na CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), a mostra foi realizada no MACRS, como a primeira ação do Ieavi. A ação se dá também com o intuito de fomentar e ampliar as atividades culturais e educativas em espaços de instituições estaduais da Sedac.
Exposição em Rio Grande
Agora, a exposição chega à cidade de Rio Grande, levando obras em fotografia de 20 artistas mulheres, que compõem o acervo do MACRS. A Galeria Espaço Incomum, que fica no Centro de Convivência da FURG, receberá obras de artistas que captam temas variados. Entre eles cenas cotidianas em lugares íntimos ou públicos, realizando ainda fotoperformances onde o seu corpo é o foco, ou, por fim, retratando belas paisagens.
Anteriormente à abertura da exposição, o público poderá participar do encontro “Conversas de Casa”, que acontece às 16h do dia 17, também na Galeria Espaço Incomum. Nesta edição, a curadora Mariane Rotter e a coordenadora do Setor Educativo do MACRS, Daniele Alana, discutirão as escolhas e ideias presentes na expografia e na seleção das obras, bem como as abordagens educativas.
Financiamento e artistas participantes
As artistas participantes da mostra são: Angela Plass, Anielli Martins e Nauita Meirelles, Ariana Ferrari, Beatriz Rauscher, Carla Borba, Clara Allyegra, Claudia Paim, Dione Vieira, Fernanda Chemale, Gabriela Picancio, Letícia Lampert, Lidiane Fernandes, Mariana Silva Da Silva, Marina Camargo, Natalia Schul, Selene Sanmartin, Viviane Gueller, Elaine Tedesco e Rochelle Costi
Por fim, esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da CEEE Equatorial e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.