O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou novos alertas de tempestades no Rio Grande do Sul. As advertências são válidas até a manhã de terça-feira (15) e abrangem todo o Estado.
Para a região da Fronteira Oeste, Noroeste e parte das regiões da Campanha, Norte e Central do RS, há um alerta laranja de tempestade. O Inmet adverte para a possibilidade de temporais, com chuva intensa, com até 100 mm acumulados; ventos fortes, com rajadas de 60 a 100 km/h; e até queda de granizo.
Há possibilidade de falta de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, de acordo com o alerta. Essa advertência entra em vigor as 11h da manhã desta segunda e segue até o meio-dia da terça-feira.
Inmet publica dois alertas amarelos de tempestade
Na faixa entre a região Sul, a Costa Doce, parte da região da Campanha, da região Central e Norte do RS, há um alerta amarelo de tempestade. Também há risco de temporais, com acumulados de até 50 milímetros. Os ventos podem variar entre 40 a 60 quilômetros por hora. Há risco de transtornos, mas o risco é menor. A advertência entra em vigor as 14h da tarde desta segunda e segue até o meio-dia da terça-feira.
Por fim, na faixa entre a região metropolitana, Litoral Norte, Serra e região dos Vales, há um alerta amarelo de tempestade. Ele também aponta risco de temporais nessas regiões. As instabilidades, porém, devem atuar a partir da madrugada, com chuva intensa e ventos fortes. O alerta é válido entre meia-noite e meio dia desta terça-feira (15).
O que diz a previsão
Conforme a previsão da SEMA-RS, uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, favorece o retorno das chuvas, com descargas elétricas, temporais isolados e eventual queda de granizo, no Noroeste, Missões, Oeste, Campanha, Centro e no Sul.
As rajadas associadas às instabilidades podem chegar aos 90 km/h. Os acumulados variam de 25 a 40 mm/dia. As temperaturas máximas ficam entre 20 e 30 °C.
Alerta para vento forte
O Inmet ainda mantém ativo um alerta para fortes rajadas de vento na faixa Litorânea. De acordo com a Defesa Civil do RS, que também publicou alerta, o fenômeno deve ocorrer em parte do Litoral gaúcho, da Costa Doce, e da Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre.
As rajadas de vento podem chegar a 75km/h. Essa situação, portanto, pode provocar movimentando dunas de areia sobre construções na orla da praia.
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- alerta de tempestade
- Alerta de temporal
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia