CAMPEONATO BRASILEIRO

Grêmio perde para o Atlético-MG em Belo Horizonte

Com o resultado, o Tricolor gaúcho não tem mais jogos a recuperar e ocupa a 11ª colocação, com 35 pontos.

Grêmio chega no Gre-Nal em meio a incertezas - Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Grêmio chega no Gre-Nal em meio a incertezas - Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio perdeu por 2 a 1 para o Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte, em partida atrasada da 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor gaúcho não tem mais jogos a recuperar e ocupa a 11ª colocação, com 35 pontos.

O próximo desafio do Grêmio é o Gre-Nal do sábado, dia 19 de outubro. As equipes se enfrentam às 16h no Beira-Rio. Assim, tendo em vistas as atuações aquém do esperado, o Tricolor chega no clássico ao mesmo tempo querendo fazer logo a pontuação para não cair, mas também pensando em subir de bloco na disputa da competição.

A atuação de hoje deixa o torcedor em dúvida. Isso porque no primeiro tempo o que Grêmio até esteve bem, apesar de sair atrás no placar. Aos 10, Jemerson derrubou Hulk na área e o árbitro deu pênalti, gerando reclamação do lado gremista. Mas não passou disso. O próprio Hulk cobrou e deslocou Marchesín.

Empate do Grêmio a duras penas

A resposta do Grêmio foi imediata, o Tricolor estava no jogo. Na saída de bola, Arevena lança e Braithwaite domina, vencendo a defesa. O goleiro Matheus Mendes sai e o atacante tenta uma cavada e a bola vai no goleiro. Mas, na volta, a bola vem de novo para Braithwaite chutar forte para o gol.

Contudo, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira, após chamada do VAR, viu mão de Braithwaite na origem da jogada. Gol anulado.

A anulação não arrefeceu o Grêmio. Aos 23, o Tricolor roubou uma bola no círculo central e iniciou um contra-ataque. Dodi lançou Aravena, que entrou sozinho com o goleiro e chutou forte, sem chances.

Galo de novo na frente do Grêmio

Mas aos poucos o Grêmio deixou de render. O Atlético-MG, dono da casa, viu-se na obrigação de ir ao ataque. Aos 36, Hulk chutou da entrada da área e Marchesín espalmou nos pés de Scarpa, que acertou a trave. O gol do Galo amadurecia.

Foi quando apareceu na partida um dos personagens do confronto: Deyverson. Aos 38, Hulk, sempre ele, dominou uma bola perto da área e acertou um passe para o centroavante entre os defensores gremistas. Deyverson chutou na saída de Marchesín e colocou os mandantes na frente.

Em seguida, um pouco antes de acabar a etapa inicial, Marchesín driblou Deyverson em um momento de pressão do Galo na defesa gremista. O lance levou o atacante atleticano a aplaudir o goleiro do Grêmio, desencadeando uma sequência de provocações entre jogadores. Ao fim, já no início do segundo tempo, Reinaldo recebeu amarelo e está fora do Gre-Nal.

Segundo tempo do Grêmio

Esperava-se um Grêmio mais corajoso na etapa final. Mas toda essa parte final foi de poucas chances. Nos minutos iniciais foi o Galo que poderia ampliar, primeiro em chute de Hulk, aos 5, depois com Otávio, aos 6, que acertou a trave.

Renato fez trocas, tentando deixar o Grêmio mais ofensivo. Primeiro tentou Diego Costa e, minutos depois, Monsalve e Pavón. Mas nada adiantou. O jogo acabou com o Atlético-MG fechado atrás, mas em verdade sendo, por fim, pouco ameaçado.

Ficha técnica

Escalações

Atlético-MG

Matheus Mendes; Saravia, Battaglia, Lyano (Bruno Fuchs) e Rubens; Otávio (Paulo Vitor), Fausto Vera e Scarpa; Paulinho, Deyverson (Mariano) e Hulk (Alan Kardec) – Técnico: Gabriel Milito

Grêmio

Marchesín; Igor Serrote (Diego Costa), Rodrigo Ely, Jemerson (Pavon) e Reinaldo; Dodi, Pepê (Ronald), Edenilson, Cristaldo (Monsalve) e Aravena (Mayk); Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi

Cartões amarelos: 

Atlético-MG

Lyanco, Deyverson, Fausto Vera e Hulk

Grêmio

Jemerson, Marchesín, Reinaldo

Arbitragem

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)

Auxiliar: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP)

Auxiliar: Leandro Matos Feitosa (SP)

VAR: Wagner Reway (Fifa-ES)