PREVISÃO DO TEMPO

Norte do RS terá grandes volumes de chuva nesta quarta

Inmet e Defesa Civil do RS alertam para previsão de chuva forte e persistente no Norte do RS, com raios e queda de granizo.

Foto: Fran Beck / arquivo / Prefeitura de Canoas
Foto: Fran Beck / arquivo / Prefeitura de Canoas

Um sistema de baixa pressão atmosférica atua no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (9). Há alerta para grandes volumes de precipitação entre o Noroeste e Norte do Estado.

Conforme a previsão do tempo, as instabilidades atuam desde a madrugada. Chove com grandes volumes acumulados em toda a Metade Norte do RS.

As precipitações serão mais intensas em uma faixa entre as Missões, o Planalto e parte dos Campos de Cima da Serra. Os volumes podem variar entre 60 e 100 milímetros. De forma isolada, a chuva pode superar essas marcas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) adverte para a possibilidade de temporais. Há risco de chuva intensa, acompanhada de raios, ventania e queda de granizo, de acordo com o órgão.

No início da noite desta terça-feira, a Defesa Civil do RS publicou um alerta para chuva persistente com descargas elétricas, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais. As áreas em risco são Noroeste, Norte, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte. Essas condições devem se manter até as 10h da manhã desta quarta-feira (9).

O vento ganha força em parte do Estado. As rajadas podem atingir os 80 quilômetros por hora em todas as regiões gaúchas.

Na Metade Sul do RS, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado com aberturas de sol. As temperaturas não sobem muito.

Situação dos rios no RS

Conforme a Sala de Situalção, a tendência é a continuidade do cenário atual, de recessão dos níveis, variando entre estabilidade e declínio ao longo do dia. No entanto, na Metade Norte, os rios devem apresentar respostas hidrológicas às chuvas, com destaque para os rios Jacuí, Taquari e Uruguai, que devem apresentar as elevações mais significativas nos próximos dias.

Previsão é de mais chuva nos próximos dias

A chuva deve persistir no Estado por causa do sistema de baixa pressão atmosférica, que deve formar uma nova frente fria a partir da quinta-feira (10). Portanto, as precipitações prosseguem até, pelo menos, sexta-feira no RS.

Na quinta, os acumulados ficam em torno de 30 e 80 mm/dia em áreas do Norte gaúcho mais próximas de Santa Catarina. As precipitações serão inferiores a 40 mm/dia nas demais regiões.