A CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), promove no sábado (12), Dia das Crianças, uma programação voltada para o público infantojuvenil. A agenda começa às 10h e conta com atividades em diversos espaços da Casa, com propostas lúdicas, brinquedos, apresentações e uma feira.
Além disso, a Livraria Taverna, estabelecimento parceiro da CCMQ, organiza a Feira do Livro Infantil, que ocorre das 10h às 18h, na Travessa Rua dos Cataventos. Nela, editoras e livrarias convidadas irão comercializar obras literárias voltadas para o público infantil.
Em seguida, ao longo da tarde, outras atividades simultâneas ocorrem na Travessa. Das 14h às 18h, as crianças poderão desfrutar gratuitamente de brinquedos, como cama-elástica e piscina de bolinhas. No palco Elis Regina, às 14h30min, a multiartista Mayura Matos apresenta “Kuumba conta Histórias”, contação de histórias infantis que explora os valores civilizatórios afro-brasileiros. Por fim, às 16h, a CCMQ e o Ieacen (Instituto Estadual de Artes Cênicas) promovem o espetáculo de mágicas Beto Show, também no palco Elis Regina.
O Projeto Educativo da CCMQ também marca presença na programação e promove a oficina “Dar o nome: e se a cidade fosse nossa?”. A atividade acontece na sala Hermes Mancilha, no 4° andar da CCMQ, às 15h. No encontro, o público infantojuvenil terá a oportunidade de conversar sobre personagens por trás de nomes de ruas e bairros de Porto Alegre a partir de uma cruzadinha coletiva.
Potencial criativo e senso crítico das crianças
A diretora da CCMQ, Germana Konrath, ressalta a importância de aproximar o público infantil de iniciativas culturais. “Pensar em ações e projetos especificamente para crianças é reconhecer o potencial criativo e artístico dos pequenos, mas também promover o desenvolvimento de senso crítico e de pertencimento cultural desse público”, diz.
Segundo ela, “é fundamental que as crianças sejam parte de políticas culturais cidadãs, que encontrem em linguagens artísticas formas de crescer e de se expressar, valorizando as diferenças e ampliando seu repertório simbólico e sua capacidade de imaginar e de refletir”, conclui.
Atividades especiais
Outras instituições da Sedac sediadas no prédio da CCMQ também terão atividades especiais. A Biblioteca Lucília Minssen, localizada no 5° andar e que na data celebra seus 70 anos de criação, terá atividades acontecendo das 14h às 18h. Incluindo contações de histórias e apresentações musicais. Assim, a agenda completa pode ser conferida no instagram da instituição: @bibliotecaluciliaminssen.
Além disso, o CDE (Centro de Desenvolvimento da Expressão) promove a oficina “Minizines Beijocas”, das 15h às 17h, em seu ateliê, no 5° andar da CCMQ. Voltada para crianças a partir dos seis anos, a atividade convida o público a produzir um pequeno fanzine, palavra surgida da contração de fanatic magazine (revista fanática, em tradução livre).
Dessa forma, a produção se dará a partir de ilustrações da arte-educadora em formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Joana Custódio, e de histórias infantis, como A Princesa e o Sapo.
A atividade não tem inscrições prévias. Mas a participação está sujeita à lotação do ateliê. No dia seguinte (13), a instituição organiza o CDE Aberto. Evento também das 15h às 17h, que convida as crianças a realizarem experimentações artísticas.
Financiamento
O plano anual da CCMQ é, assim, financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio direto do Banrisul. Patrocínio Master do Nubank. Patrocínio Prata da CEEE Equatorial. E, além disso, patrocínio Bronze do Ventos do Sul. Apoio de Panvel, Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner e iSend. E, por fim, realização da Sedac e do Ministério da Cultura – Governo Federal.