O Grêmio venceu por 3 a 1 o Fortaleza, na noite desta sexta-feira (4), na Arena, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor gaúcho vai a 35 pontos e é 11º colocado na tabela da competição nacional, ou seja, na zona da Sul-Americana.
Já mais distante do Z-4 e até olhando para a parte de cima da tabela, o Grêmio volta a campo na quarta-feira (9). O Tricolor joga contra o Atlético-MG em partida adiada da sexta rodada. O confronto ocorrerá às 19h30 na Arena MRV.
Contra o Fortaleza, a partida começou com certo predomínio dos visitantes, que tocavam mais a bola. Contudo, o controle das ações não surtia efeito e era o Grêmio que, quando ia ao ataque, causava mais perigo. Abrindo, inclusive, o placar, aos 13.
Braithwait venceu uma disputa ainda no campo de defesa e, acionando Cristaldo na direita, iniciou um contra-ataque. O meia argentino foi próximo da linha de fundo e cruzou. A bola ainda desviou na zaga e chegou na segunda trave para Aravena chutar para o gol. Festa dos 22 mil gremistas que foram à Arena.
Mas a reação do Fortaleza veio rápido. Logo aos 17, Hércules dominou sozinho uma bola pelo lado esquerdo da defesa do Grêmio e avançou sozinho, tanto porque Reinaldo voltava do campo de ataque, quanto pela falta de cobertura. O jogador da equipe cearense, ao entrar na área, chutou, até sem muito ângulo, mas o suficiente para superar o goleiro Caíque, que viu a bola passar por debaixo dele.
Segundo tempo do Tricolor
De certa forma, o gol do Fortaleza acordou o Grêmio, que mudou um pouco a estratégia de esperar os visitantes e adotou uma postura mais ativa. O restante do primeiro tempo transcorreu com investidas do Tricolor gaúcho ao ataque, dando trabalho à defesa e ao goleiro João Ricardo. Mas na etapa final, os visitantes não resistiriam.
Logo aos 14, Braithwaite recebeu de costas na intermediária, mas girou com apenas um toque e avançou na direção da área, superando alguns marcadores. Próximo da área ele chutou de canhota rasteiro. A bola foi fraca, mas mesmo assim entrou. Frango de João Ricardo.
O gol empolgou ainda mais a Arena, que se entorpecia em alento. Já o Fortaleza tinha poucos recursos para reagir. Mais confortável no jogo, o Tricolor gaúcho passou a explorar os contra-ataques, agora com Soteldo, que entrara aos 20. E seria dele, já próximo do fim, gol da derradeira tranquilidade.
Aos 44, quando o Grêmio já tinha um jogador a mais desde os 34, devido à expulsão de Mancuso, o tricolor conseguiu um contra-ataque que terminou com Braithwaite acionando Soteldo dentro da área. Dentro da área, o venezuelano cortou dois marcadores com um só toque, mas chutou na trave. A bola foi parar em Igor na direita, que devolveu a bola a Soteldo, que, de primeira, estufou as redes. Vitória decretada
Entrada de Geromel
A partida também ficou marcada como a primeira com participação de Geromel depois do zagueiro anunciar sua aposentadoria. Geromel entrou na partida aos 29 do primeiro tempo, após Gustavo Martins se machucar. O zagueiro teve uma atuação segura e cabe agora ao torcedor aproveitar os últimos momentos do ídolo.