A OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), fundação vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), fará um concerto em São Leopoldo, no Vale dos Sinos. A apresentação que integra as comemorações oficiais do Bicentenário da Imigração Alemã no Estado.
No repertório, alguns dos principais nomes da tradição germânica, como Bach, Beethoven e Brahms. Inicialmente agendado para 3 de maio, o concerto precisou ser adiado devido às enchentes. Assim, a nova apresentação acontece na quinta-feira (10), às 19h30, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, e tem entrada franca.
A apresentação, por fim, ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo e integra a Série Interior dentro da Temporada Artística 2024 da OSPA, que existe há mais de 70 anos. Com regência do maestro Evandro Matté, o espetáculo conta, dessa forma, com a participação do cantor lírico argentino Matías Herrera como solista convidado.
Programa
Ademais, o programa do concerto celebra a herança musical de grandes compositores nascidos na Alemanha, como Ludwig van Beethoven (1770-1827), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Johannes Brahms (1833-1897) e Jacques Offenbach (1819 – 1880). Além disso, o repertório inclui também outros compositores de língua alemã. São eles: os austríacos Franz Von Suppé (1819 – 1895), Johann Strauss II (1825-1899) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791).
Ainda, como é tradição nos concertos da OSPA no Interior, o programa traz uma peça brasileira. Trata-se, dessa forma, de “Batuque”, parte da Série Brasileira (1891) do compositor nacionalista cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920).
Além disso, em sua estreia com a OSPA, o tenor argentino Matías Herrera interpreta três árias extraídas das óperas “Don Giovanni”, de Wolfgang Amadeus Mozart ( 1756-1791), “L’Elisir D’Amore”, de Gaetano Donizetti, e “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini (1792-1868).
Formado no Conservatório de Música Julián Aguirre e no Instituto Superior de Artes do Teatro Colón, em Buenos Aires, Herrera é, assim, um dos cantores selecionados para o Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores, realizado pela OSPA por meio da Sedac-RS.
OSPA no Bicentenário da Imigração Alemã
Terra de alguns dos maiores gênios da música, a Alemanha deu ao mundo nomes como Bach, Beethoven, Schumann, R. Strauss, Brahms e Mendelssohn. Assim, ao longo de 2024, a OSPA celebra a herança musical desses e outros grandes compositores em Porto Alegre e nas cidades gaúchas que mais receberam imigrantes alemães 200 anos atrás.
Dessa forma, os concertos integram a programação organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (estabelecida por Decreto do Governador do Estado). Porém, após as cheias que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio, a programação precisou ser replanejada.
Nos últimos meses, por fim, a Orquestra conseguiu levar a sua homenagem musical a Santa Cruz do Sul, Taquara e Lajeado. As próximas datas confirmadas são 12 de dezembro, em Erechim, e 15 de dezembro, em Lagoa dos Três Cantos. Já na Casa da OSPA, em Porto Alegre, os próximos concertos da programação comemorativa são “Wagner & Strauss” (30/11) e “Carmina Burana” (07 e 08/12).
Detalhes do programa da OSPA
- Franz Von Suppé | Abertura da ópera Cavalaria Ligeira
- Ludwig van Beethoven | Abertura Coriolano, Op. 62
- Wolfgang Amadeus Mozart | Il Mio Tesoro, da ópera Don Giovanni
Solista: Matías Herrera
- Johann Sebastian Bach | Ária da Suíte Orquestral nº 3 em Ré Maior, BWV 1068
- Gaetano Donizetti | Una Furtiva Lagrima, da ópera L’Elisir D’Amore
Solista: Matías Herrera
- Johann Strauss II | Valsa do Imperador
- Gioachino Rossini | Ecco, Ridente in Cielo, da ópera O Barbeiro de Sevilha
Solista: Matías Herrera
- Alberto Nepomuceno | Batuque, da Série Brasileira
- Johannes Brahms | Dança Húngara nº 5
- Jacques Offenbach | Galop, da opereta Orpheus