O prazo para a baixar e configurar o aplicativo e-Título termina neste sábado (5), véspera da eleição. Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e estar atualizado.
Conforme a Justiça Eleitoral, o download será suspenso no domingo (6) para evitar instabilidade do serviço, como ocorreu em 2020, quando milhares de eleitores não conseguiram usar a ferramenta. O acesso volta na segunda-feira (7).
Atualmente, mais de 46 milhões de brasileiros têm contas cadastradas no e-Título. No entanto, a Justiça Eleitoral verificou que quase a metade dos eleitores cadastrados precisam fazer a atualização do aplicativo. Isso se deve à modernização do sistema que permite a identificação do eleitor.
Para reativar a sua conta, o TSE recomenda a atualização. No dia da votação, porém, o eleitor não poderá entrar na cabine de votação portando o aparelho celular. Ele precisa ser deixado com os mesários.
Como baixar ou atualizar o e-Título
O e-Título está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple Store e Google Play. Após baixar ou atualizar o app, basta informar os dados pessoais e realizar a conferência biométrica (se você tem esses dados coletados pela Justiça Eleitoral), entre outros itens.
Ao concluir o processo, o app estará ativado e com a versão mais recente disponível.
Através do e-Título, é possível consultar o local de votação, emitir certidões – para quem tem a biometria cadastrada –, justificar a ausência no pleito, acessar e emitir guias para o pagamento de multas, autenticar documentos emitidos pela Justiça Eleitoral, entre outros serviços, tudo sem a necessidade de se deslocar a um cartório eleitoral.