Farroupilha passa a contar com um novo CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial). A prefeitura do município da Serra gaúcha entregou, nesta segunda-feira (30), o CAPS Infantojuvenil. O local fica na Rua Luís Busetti, junto ao complexo do Centro de Saúde e ao lado do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social).
A estrutura já está em funcionamento e tem como propósito central oferecer suporte a crianças e adolescentes que enfrentam transtornos psíquicos. Assim, o CAPS Infantojuvenil oferece serviços a crianças e jovens de até 17 anos, para casos de sofrimento psíquico associado a transtornos mentais, e a crianças e jovens de até 15 anos, no caso de sofrimento decorrente do uso de substâncias psicoativas.
O investimento nas obras é de R$ 2,1 milhões. A construção da estrutura contou com a participação do Poder Judiciário, na fase de concepção e elaboração do projeto.
“Farroupilha, que já é uma referência em atendimento da saúde, passa a ter um novo momento no que diz respeito ao cuidado com as crianças e adolescentes. Precisamos olhar com atenção para eles, que são o futuro de nossa cidade. Quero agradecer aqui ao Poder Judiciário pela efetiva participação nesse projeto, de tamanha relevância para todos”, disse o prefeito, Fabiano Feltrin.
O centro contará com uma equipe multidisciplinar. Trabalham no local profissionais de Psicologia, Assistência Social, Enfermagem, Psicopedagogia, Médicos e Fonoaudiologia, entre outros.
A diversidade de especialidades visa garantir um atendimento abrangente, endereçando não apenas os aspectos médicos, mas também os emocionais e educacionais dos pacientes. Até então, o atendimento a esse grupo era provido por outros serviços sendo esses não especializados na faixa etária.