TRÂNSITO

Pontes sobre o Rio dos Sinos entram em operação nesta quinta-feira

Obras do Dnit visam garantir uma melhora significativa ao tráfego da Região Metropolitana de Porto Alegre

Expectativa que o tráfego no local desafogue - Foto: Dnit/Divulgação
Expectativa que o tráfego no local desafogue - Foto: Dnit/Divulgação

Entram em operação nesta quinta-feira (26) as quatro pontes sobre a várzea e o canal principal do Rio dos Sinos, na BR-116, em São Leopoldo, no Vale dos Sinos. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) ergueu as travessias paralelamente às existentes.

O Departamento entregará também juntamente com as pontes outras obras, que visam garantir uma melhora significativa ao tráfego da Região Metropolitana de Porto Alegre. Assim, o investimento aproximado é de R$ 42 milhões do Governo Federal.

Detalhes das obras do Dnit

Dessa forma, as duas travessias sobre o canal principal do Rio dos Sinos possuem, cada uma, 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura. Há duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Já as duas pontes sobre a várzea têm 60 metros de extensão e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.

Além das pontes, o Dnit também irá liberar dois viadutos na passagem inferior da Avenida Adão Hoefel. O objetivo é garantir um tráfego mais eficiente e seguro para os motoristas que utilizam esse acesso a São Leopoldo.

“Esses viadutos vão facilitar a circulação em níveis diferentes, separando o fluxo da BR-116/RS do tráfego local, minimizando pontos de conflito e melhorando a fluidez na área”, disse o Dnit em comunicado.

Outra obra são as ruas laterais que conectam a BR-116 ao acesso para o bairro Scharlau, que visa proporcionar mais opções de mobilidade dentro da cidade e aliviar o tráfego nas vias urbanas. Estima-se que essas intervenções, em conjunto, irão reduzir congestionamentos e otimizar a circulação tanto para o tráfego de longa distância quanto para os deslocamentos locais.

Lote 1 de obras

As obras integram o Lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da BR-116. O empreendimento compreende 38,5 quilômetros da rodovia, entre os municípios de Porto Alegre e Novo Hamburgo.

Além disso, o Dnit projeta, neste segmento, por fim, mais de 10 intervenções na rodovia. Entre elas alargamento de viadutos, implantação de passagens inferiores, construção de pontes e implantação de terceiras faixas.