TRADIÇÃO

Desfile Farroupilha mostra valorização das forças de segurança e da cultura

Seis carros alegóricos fizeram parte do Desfile Farroupilha em Porto Alegre nesta sexta.

Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom
Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

Imbuído pelo espírito de reconstrução do Rio Grande do Sul, o público que esteve do Desfile Farroupilha desta sexta-feira (20) viu passar pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, um Desfile Farroupilha que mostrou valorização das forças de segurança, da cultura e do orgulho gaúcho.

O público teve acesso gratuito às arquibancadas e recebeu bandeirinhas nas cores do Estado, enfeitando ainda mais a avenida. Do palaque oficial, o governador Eduardo Leite, ao lado do seu time de secretários, acompanhou os desfiles cívico-militar, temático e tradicional.

“Neste ano, temos um Desfile Farroupilha com um caráter muito especial e significativo, expressando a identidade do nosso povo, aquilo que nos uniu no passado e que nos une hoje diante das dificuldades. Celebramos aqui o amor pelo Rio Grande e a nossa capacidade de união por meio desse senso de pertencimento tão forte, que nos ajuda a enfrentar adversidades como as deixadas pela calamidade meteorológica deste ano. Se estivermos mais próximos como povo, estaremos mais fortes para enfrentar o que vier pela frente”, destacou Leite.

Desfile

Antes do desfile, Leite realizou a revista da tropa. Na sequência, passaram pela avenida os desfiles cívico-militar, temático e tradicional. No primeiro, desfilou um contingente de mais de 1,3 mil integrantes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) e Defesa Civil.

A parada mostrou o efetivo das forças de segurança do governo do Estado, que cruzaram a avenida fortalecidas após a intensa atuação no período de enchente. As instituições apresentaram viaturas históricas, mostraram serviços especializados.

Logo após, foi a vez do desfile temático, que homenageou o centenário do poeta e pajador Jayme Caetano Braun – tema dos Festejos Farroupilhas de 2024 –, abordando também a reconstrução do Rio Grande do Sul.

Os seis carros alegóricos foram preparados no Complexo Cultural do Porto Seco, com criação e coordenação de Guaraci Feijó e direção artística de Ruben Oliveira. Neste ano houve o retorno das alegorias temáticas, que não integravam o desfile desde 2013.

O desfile temático foi aberto com as bandeiras do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, da 1ª Região Tradicionalista e das entidades participantes, além da faixa-tema da parada – conduzidos por prendas, peões e representantes da 1ª RT e de outras entidades envolvidas.

Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom