PROGNÓSTICO

RS terá retorno da chuva após período de estabilidade, diz boletim

Boletim é de autoria da Seapi, em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga. Confira íntegra do relatório;

Imagem de Porto Alegre. Foto: Rosana Klafke/Agora RS
Imagem de Porto Alegre. Foto: Rosana Klafke/Agora RS

A previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul é de mudanças no tempo durante o final de semana. É o que indica o Boletim Integrado Agrometeorológico 38/2024. A autoria é da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).

No sábado (21) o tempo estável deverá retornar ao RS, prevê o boletim. No decorrer do dia as temperaturas devem ter uma elevação gradual em função do ar quente do quadrante norte.

Em seguida, no domingo (22), ar quente e úmido da Amazônia vem em direção ao RS. Por isso, as temperaturas serão mais altas em relação aos dias anteriores. A instabilidade retorna ao Estado gradativamente, com maiores probabilidades serão as regiões Sul, Campanha, Fronteira Oeste e Região Noroeste.

Início de semana

A tendência para o início da semana no RS será de tempo instável. Na segunda-feira (23), as temperaturas seguem em elevação e com chance de chuva fraca nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste e parte da Região Metropolitana.

Na terça-feira (24) haverá aumento de nebulosidade sobre o estado, mas ainda com tempo quente no decorrer do dia. Já na quarta-feira (25) deve haver chuva de moderada a forte sobre as regiões Sul e parte da Campanha.

Boletim para próxima semana

Os prognósticos indicam chuvas para a próxima semana em todo o estado do Rio Grande do Sul, com volumes elevados em algumas regiões. A precipitação deverá ser bem distribuída na maior parte do estado, com acumulados entre 30 e 50 mm.

Entretanto, em áreas como a Campanha, Fronteira Oeste, Extremo Sul, região Central e Vales, os volumes poderão superar os 50 mm. Nas áreas de fronteira com a Argentina e Santa Catarina, além da região metropolitana, litoral norte e sul da Laguna dos Patos, os acumulados devem ser menores, variando entre 20 e 30 mm.