PÓS-ENCHENTES

Sesc-RS divulga lista de selecionados ao "Circula Sesc - Artistas Gaúchos pelo Brasil"

Sesc-RS contemplou cerca de 270 profissionais. Eles irão compor circuitos de apresentações fora do Estado, já a partir de outubro.

Despesas das viagens serão custeadas pelo Sess - Foto: Divulgação
Despesas das viagens serão custeadas pelo Sess - Foto: Divulgação

O Sesc-RS divulgou nesta quarta-feira (18), a lista de projetos artísticos selecionados ao “Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil”. O lançamento da convocação pública ocorreu no final de agosto e volta-se exclusivamente a profissionais da cultura de cidades que decretaram calamidade pública em razão das enchentes. Ao todo, o Sesc recebeu 525 propostas.

O processo de seleção contou também com a participação do Departamento Nacional do Sesc, do Governo do Estado, do SatedRS (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado), da Câmara Rio-grandense do Livro e do Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul.

Entre os escolhidos, estão 24 propostas de literatura, como encontros com escritores, contação de histórias, saraus e oficinas, 24 espetáculos de música e 24 de artes cênicas que contemplam dança, teatro e circo. A lista está no site www.sesc-rs.com.br/cultura/convocatoriacircula/.

Dessa forma, a iniciativa contemplou cerca de 270 profissionais. Eles irão compor circuitos de apresentações fora do Estado, já a partir de outubro. Além disso, haverá cachê, transporte, hospedagem, alimentação e demais despesas custeadas pelo Sesc.

Assim, estão no roteiro circuitos por 18 estados. São eles: Tocantins, Acre, Maranhão, Paraíba, Amapá, Alagoas, Roraima, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Goiás. Cada proposta realizará três apresentações. A divulgação da programação completa ocorrerá em breve.

“O ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ tem o objetivo de incentivar a retomada e o desenvolvimento do setor cultural, que sofreu com a tragédia climática. Milhares de profissionais da cultura ainda se encontram em situações muito difíceis. “É uma responsabilidade compartilhada a de auxiliar essas pessoas a se reerguerem e de fomentar a economia criativa que é tão pujante em nosso Estado”. Quem comenta, por fim, é a gerente de Cultura do Sesc-RS, Luciana Stello.