A Sedac (Secretaria de Estado da Cultura) inaugurou uma exposição acerca do líder farroupilha Bento Gonçalves e de seu contexto histórico foi inaugurada neste sábado (14). Com o nome “Bento Gonçalves – seu tempo e lugar”, a mostra de longa duração está em cartaz no Parque Histórico General Bento Gonçalves, instituição da Sedac.
O Parque localiza-se na Rodovia BR-116, Km 423, em Cristal, no Sul do Estado. Assim, ele está aberto à visitação de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Na ocasião, houve o descerramento de duas placas: uma delas registrando a inauguração da exposição e a outra, a conclusão das obras de recuperação e melhorias do Parque. Dessa forma, a empresa Tangram Arquitetura e Design desenvolveu o projeto entre 2022 e 2023. O investimento é de R$ 136 mil e execução de R$ 962 mil, que ocorreu em 2024. A realização ocorreu em parceria com o IHGRGS (Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul).
Os recursos vêm do programa Avançar na Cultura, do governo do Estado. Essa é a primeira exposição após a obra de requalificação da sede do Parque, que terminou no fim de 2023.
O evento deste sábado, por fim, contou ainda com a participação do cantor Cristiano Quevedo. Ele interpretou as músicas “Hino ao Rio Grande” e “Gaúcho Coração”.