O HPSC (Pronto Socorro de Canoas) é o único hospital de alta complexidade que ainda não conseguiu retomar suas operações no RS após as enchentes de maio de 2024. O equipamento público, localizado no bairro Mathias Velho, em Canoas, atende cerca de 5 mil pessoas por mês.
O HPSC é referência em serviços de alta complexidade para 102 municípios do Rio Grande do Sul. O local é, portanto, vital para não sobrecarregar o sistema de saúde em todos os 34 municípios região metropolitana e cidades próximas.
Para ajudar na reconstrução da unidade, a Boehringer Ingelheim, anunciou hoje uma doação. A farmacêutica, que é uma das principais empresas do setor no mundo, vai transferir R$ 1,2 milhão para ajudar na reconstrução da unidade.
Os valores vão ser utilizados em áreas essenciais do hospital. Dentre elas, a Farmácia, o Serviço de Atenção ao Usuário, a Nutrição Clínica, uma Sala Cirúrgica e o Núcleo Interno de Regulação.
A presidente da farmacêutica Boehringer Ingelheim no Brasil, Andrea Sambati, reforçou o compromisso da empresa com a saúde pública.
“Sabemos da importância do Hospital de Pronto Socorro de Canoas para a população que é atendida pelo Sistema Único de Saúde. Nosso objetivo é gerar um impacto social positivo, contribuindo para o futuro da saúde na região. Esperamos que essa contribuição inspire outras empresas e indústrias a se unirem a nós nessa causa”, diz a executiva.
“Juntos, podemos reconstruir este hospital para que ele volte a operar plenamente o quanto antes, garantindo acesso à saúde para as comunidades mais vulneráveis”, aponta Andrea.
Mais doações são necessárias
Conforme o diretor Administrativo do IAHCS (Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde), Marcelo Elisio Oliveira, o apoio contínuo do setor privado segue muito importante.
“A contribuição da Boehringer Ingelheim é fundamental para que possamos restaurar áreas vitais do hospital e retomar os atendimentos com a qualidade que a população merece. Contudo, o desafio é grande, e precisamos da colaboração de outras empresas para completar essa reconstrução o mais rápido possível”, ressaltou Silva.
Como colaborar
A sociedade civil e empresas podem contribuir com a reconstrução do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, fazendo uma doação por meio do canal oficial:
Pix: [email protected]
Dados bancários. Certifique-se de que os dados bancários estão corretos antes de confirmar a transferência:
- Banrisul
- Agência: 0871 (rua Quinze de Janeiro, 221)
- Conta: 06.235913.3-8
- Nome: Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS).