AJUDA EMERGENCIAL

Esteio faz mutirão para sanar pendências do Auxílio Reconstrução

A estimativa é que mais 1,6 mil famílias do município de Esteio podem ser auxiliadas durante o mutirão.

Crédito: Djalma Correa Pacheco / Prefeitura de Esteio
Crédito: Djalma Correa Pacheco / Prefeitura de Esteio

O município de Esteio, na região metropolitana, iniciou um mutirão para atender os moradores que solicitaram e não receberam o Auxílio Reconstrução. O Governo Federal paga R$ 5,1 mil às famílias atingidas pelas enchentes após confirmação de dados.

A estimativa é que mais 1,6 mil famílias podem ser auxiliadas na ação. Nesta segunda-feira, houve atendimento para 171 pessoas. Os problemas mais comuns para a negativa são falta de comprovante de endereço e pendência com relação aos integrantes da família.

O mutirão prossegue até sexta-feira (13). Os atendimentos ocorrem das 9h às 17h, no Salão Nobre (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar). Mas fique atento: para receber, atendimento é necessário fazer agendamento através deste site.

Famílias que tiveram o pedido negado não devem agendar atendimento. Nesse caso, é preciso solicitar ajuda no mutirão da Defensoria Pública da União que será na próxima semana.

Apenas em Esteio, mais de 5,8 mil pedidos tiveram aprovação e estão pagos ou em processo de pagamento. Outros 1,4 mil estão em análise, conforme a Prefeitura do município. A lista de solicitações conta, ainda, com 1,9 mil solicitações reprovadas e outras 2,1 mil em duplicidade.

Mutirão de solução de pendências do Auxílio Reconstrução*

  • Quando: Até sexta-feira (13), das 9h às 17h
  • Local: Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar)
  • Agendamento: Pelo site bit.ly/mutiraoauxilio

* Apenas para pedidos com pendência. Quem teve pedido negado não deve procurar o serviço, mas pode buscar auxílio no mutirão da Caravana de Direitos da Defensoria Pública da União

Atendimentos da Caravana de Direitos da DPU em Esteio

Quando: Até sexta-feira (13), das 9h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Sede da SMCDH (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – subsolo)
Documentos necessários: Documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência e documentação pertinente ao caso que busca orientação

Auxílio Reconstrução – Governo Federal

  • Quanto: R$ 5.100 por família
  • Precisa registro no CadÚnico? Não
  • Precisa o endereço estar em uma das vias afetadas? Sim
  • Tem limite de renda? Não
  • Como proceder: A solicitação deve ser feita na Ouvidoria da Prefeitura, junto à Central de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – subsolo), de segunda a sexta-feira das 12h30min às 18h. Depois, é  necessário consultar se o valor está autorizado no link Sou Cidadão dentro do site www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao. Para dar andamento ao processo, será necessário validar os dados através de conta no site GovBr.