Estudantes do Rio Grande do Sul vão participar da etapa nacional da WRO (World Robot Olympiad, ou Olimpíada Mundial de Robótica, em tradução livre). O campeonato vai reunir jovens de 8 a 19 anos, de todo o Brasil, em Blumenau (SC) entre os dias 14 e 15 de setembro.
São mais de 20 equipes do estado, das cidades de Uruguaiana, Ibirubá, Carazinho, Porto Alegre, Caxias do Sul, Garibaldi, Nova Santa Rita, Rosário do Sul, Júlio de Castilhos, Cachoeira do Sul, Carlos Barbosa, Flores da Cunha e São Leopoldo.
Os vencedores poderão representar o país na etapa global que ocorre na Turquia, entre 28 e 30 de novembro deste ano. O tema do ano é “Aliados da Terra”.
Como é o campeonato
Os alunos irão disputar as modalidades Elementary, Júnior, Sênior e Robotics Experience. O evento paralelo ao WRO reúne as escolas vencedoras de etapas regionais, que utilizam a metodologia de ensino da instituição.
Na modalidade Elementary (estudantes de 8 a 12 anos de idade) as equipes precisam construir um robô com o intuito de ajudar as pessoas da aldeia a verificar os vegetais, coletá-los e regar o jardim, utilizando Lego.
Na modalidade Júnior (11 a 15 anos), as equipes também devem construir um robô. Ele tem a missão de transformar uma cidade em um lugar mais verde e, portanto, ajudar as pessoas a criar um jardim.
Na modalidade Sênior (14 a 19 anos), o robô deve ajudar a restaurar uma cidade após um desastre natural.
A última edição mundial do WRO ocorreu em novembro de 2023 no Panamá. A olimpíada contou com mais de 60 mil estudantes de mais de 90 países, conforme a organização. Eles estiveram distribuídos em mais de 20 mil equipes, dentre elas, duas representando o Brasil.
A organização do campeonato é da Robomind, empresa especializada em projetos curriculares e extracurriculares de educação tecnológica e robótica. A empresa atua em mais de 500 escolas, do ensino infantil ao médio. A empresa conta com projetos baseados em metodologia exclusiva e parcerias globais como Lego e Roborobo.
Com sede em Blumenau (SC), a Robomind possui presença em mais de 20 estados brasileiros. A empresa tem especialização em projetos e educação tecnológica e robótica. A empresa também conta com franquias em Portugal, México e Angola.