O Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, que abre neste sábado (7), receberá uma feira da agricultura familiar. É a primeira vez que agroindústrias gaúchas vão comercializar produtos no evento tradicionalista.
Conforme a organização, expositores de 32 municípios ofertarão uma grande variedade de produtos. Na lista estão embutidos, defumados, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, sucos, vinhos, licores, cachaças e erva-mate.
No artesanato, estarão à venda produtos elaborados com matérias-primas encontradas nas propriedades rurais. Se destcam a lã, as fibras vegetais, o couro, a madeira e os porongos, além de artigos de cutelaria ligados à tradição gaúcha.
A expectativa é manter o interesse da população pelos produtos da agricultura familiar em alta. Visto que, na 47ª edição da Expointer, que terminou no domingo (1º), o Pavilhão da Agricultura Familiar atingiu a marca inédita de R$ 10,8 milhões em vendas.
Uma das pessoas que mais lutou pela presença dos empreendimentos familiares no Acampamento Farroupilha é a proprietária da agroindústria Chácara Vila Nova Orgânicos, Luci Mara Almeida. Moradora do bairro que dá nome à propriedade, localizada na zona sul de Porto Alegre, Luci conta que, desde 2023, vem fazendo articulações para que os produtores tenham um espaço de comercialização durante os festejos.
“Conversamos com a equipe da SDR [Secretaria de Desenvolvimento Regional] para nos dar respaldo na criação desse espaço. Estamos muito felizes que o nosso empreendimento e também de outros expositores terão um excelente local para escoar a produção”, comemora.
O espaço da agricultura familiar no Acampamento Farroupilha funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h. No entanto, aos sábados e domingos, o atendimento será das 10h às 22h.
Acampamento Farroupilha
A 42ª edição do Acampamento Farroupilha contará com a participação de 187 piquetes. O tema cultural o centenário do poeta e compositor Jayme Caetano Braun, ícone da cultura gaúcha e reconhecido como pajador, poeta, músico e compostitor. A patrona será Vera Lúcia Menna Barreto, professora aposentada com longa trajetória no movimento tradicionalista gaúcho.
Na programação dos 16 dias de evento estão previstas mais de 120 atrações culturais. O foco desta edição será solidário, com a arrecadação de donativos para as pessoas que foram atingidas pelas enchentes de maio no Estado. Todos os piquetes serão pontos de arrecadação de doações para alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene e itens elétricos e domésticos.