O avanço de uma massa de ar polar vai provocar bastante frio no Rio Grande do Sul nos próximos dias.
Segundo o boletim meteorológico da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), há previsão de geada e de chuva congelada em áreas do Estado.
Nesta sexta-feira (23), a frente fria provoca umidade e pancadas de chuva em parte da Região Central, Região dos Vales, Região Metropolitana, Serra Gaúcha, Litoral Norte, Planalto, Missões e Região Norte.
Ao longo do dia, a massa de ar polar ingressa no Rio Grande do sul e deixa o tempo firme na Campanha, Fronteira Oeste e Região Sul. Aos poucos, o frio ganha mais força em todo o território gaúcho.
No sábado (24) com o deslocamento do anticiclone migratório sobre o Rio Grande do Sul, o tempo fica firme na maioria das regiões devido à massa de ar polar. De acordo com o boletim da Seapi, há risco de geada em áreas da Campanha, Fronteira Oeste, Região Central, Região dos Vales, Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra.
Conforme o boletim, entre a madrugada e o decorrer do dia, as temperaturas devem ter um declínio mais acentuado, principalmente na Regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste.
Além disso, haverá um fluxo de umidade oceânica mais intenso em direção ao Rio Grande do Sul, principalmente na Região e Campanha.
Nesse contexto, haverá a possibilidade de ocorrência de chuva congelada (mas o boletim também aponta uma pequena possibilidade de neve) sobre pontos mais altos e isolados da Região Sul e Campanha (principalmente nas cidades Pinheiro Machado, Canguçu e Caçapava) devido à combinação de nebulosidade e uma atmosfera mais densa e fria, ressaltou o boletim da Seapi.
No domingo (25) o tempo segue firme na maior parte do território gaúcho. Com atuação do ar polar, há risco de geada na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, exceto na Região Sul, na Região dos Vales, na Região Metropolitana e no Litoral Norte.
Conforme o boletim da Seapi, há possibilidade de chuva congelada na Região Sul e Campanha, mas será maior sobre as regiões da Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra, em função da umidade e do frio intenso. Também há uma pequena chance de neve nestas áreas.
Na segunda-feira (26), o tempo firme predomina no Rio Grande do Sul. O anticiclone migratório perderá sua intensidade à medida que se afastar em direção ao Oceano Atlântico. O risco de geada será menor, mas ainda haverá a possibilidade em áreas da Fronteira Oeste e da Serra.
Por outro lado, no Litoral Norte e sobre as regiões próximas à Laguna dos Patos e Lagoa Mirim, deverá ser observado o aumento da nebulosidade. “Ao longo do dia, as temperaturas devem ter um declínio menos acentuado em comparação ao dia anterior”, ressaltou o boletim.
Na terça-feira (27), o tempo firme predomina no Rio Grande do Sul. O dia começa gelado, com risco de geada na Serra. A nebulosidade permanece ao longo da faixa litorânea do Rio Grande do Sul e sobre as regiões próximas à Laguna dos Patos e Lagoa Mirim em função do fluxo de umidade oceânica.
Na quarta-feira (28) o tempo deve seguir firme em todas as regiões do Rio Grande do Sul, com temperaturas amenas durante a tarde.
De acordo com o boletim, nebulosidade predomina sobre as regiões próximas à Laguna dos Patos, Lagoa Mirim e Litoral Norte.