PREVISÃO DO TEMPO

Frente fria avança com chuva e há risco de temporais

A frente fria provoca risco de chuvas intensas, com risco de temporais, em parte do Rio Grande do Sul. Um alerta foi emitido pelo Inmet.

Nuvens carregadas, com aparência de temporal, antecedem a chuva em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Crédito: Fernando Dias / Seapi

Uma frente fria vai avançar pelo território do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (22), aponta a previsão do tempo. Há risco de chuvas intensas e temporais em parte do Estado. Um alerta foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O sistema frontal vai avançar da fronteira com Uruguai e Argentina em direção ao Norte do RS ao longo desta quinta. As precipitações começam pela manhã na Fronteira Oeste, Campanha e Sul do RS, regiões onde já chove na noite desta quarta (21).

Por causa do avanço da frente fria, há risco de temporais, com descargas elétricas e queda de granizo. Os volumes de precipitação oscilam entre os 30 aos 55 mm ao longo do dia. Os ventos variam entre 40 e 60 km/h, e o mar segue agitado na costa gaúcha.

De acordo com os modelos meteorológicos, as instabilidades vão avançar lentamente. A frente fria deve chegar no fim da tarde nas regiões Noroeste, Central e metropolitana. Entre a noite e a madrugada de sexta-feira, no Norte e Serra gaúcha.

As mínimas serão registradas no período da noite. Rio Pardo terá máxima à tarde de 21°C antes da chuva. No período entre 21h e meia-noite, os termômetros caem para 16°C. Tapejara, no Norte, terá máxima de 27°C em dia de sol, mas o tempo vira no fim da tarde, com queda para 16°C.

Em Tupanciretã, a temperatura gira em torno dos 20°C na madrugada desta quinta-feira, mas cai para 13°C à noite. Na Capital, Porto Alegre, chove a partir da tarde, com máxima de 23°C por volta do meio-dia e mínima de 18°C no período noturno.

Em Uruguaiana, por outro lado, o termômetro pouco se move. Mínima de 12°C e máxima de 16°C. Mesma situação de Pelotas, onde a quinta começa com 17°C e se encerra com 14°C.