O domingo (18) terá muitos contrastes nas condições de tempo. No Sul do RS, há previsão de chuva e frio, enquanto no Norte e Noroeste, sol e abafamento.
O motivo de condições tão díspares é a atuação de dois sistemas. Na Metade Sul, uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão atmosférica, provocam instabilidades entre a Fronteira Oeste, a Campanha e o Sul do RS.
No Noroeste e Norte, o tempo é influenciado pela bolha de calor que atua entre o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Sul do Brasil. O ar seco impede o avanço das instabilidades para o Centro do país.
Onde chove?
Na Costa Doce e no Sul do RS há condições para chuva, aponta a previsão do tempo. Durante a noite, mais áreas de instabilidade vão se formar, provocando pancadas de chuva entre a Fronteira Oeste e a Campanha.
Há risco de descargas elétricas, rajadas de vento e possível queda de granizo. Os volumes de chuva esperados variam entre 15 e 30 mm por dia.
Onde faz calor?
As regiões o Noroeste, Norte, da Serra, dos Vales e parte da região Central devem ter aumento das temperaturas neste domingo. O vento norte que sopra do centro do país carrega a nebulosidade para sul.
Por isso, faz muito calor em algumas cidades. A máxima prevista em Barra do Guarita é de 33°C, seguida por Iraí, com 32°C; Frederico Westphalen, com 31°C; e Ijuí, com 30°C. Em Porto Alegre, faz um pouco mais de calor. Máxima de 25°C.
Na segunda-feira (19), a chuva se espalha mais um pouco sobre o território gaúcho. Segue chovendo entre a Campanha e Sul, mas as precipitações devem alcançar a Costa Doce, a região metropolitana, Serra e Litoral.