A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), uma operação para combater fraudes à licitação e associação criminosa em Gravataí, na Região Metropolitana. A investigação estima que o IPAG (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Gravataí) pagou direta e indevidamente à empresa investigada o valor de R$ 218.400,00 (duzentos e dezoito mil e quatrocentos reais).
A investigação iniciou a partir do recebimento do Relatório de Auditoria de Regularidade do TCE-RS (Tribunal de Contas do Estado). O documento informava irregularidades no processo de licitação para a precificação da folha de pagamento dos servidores municipais de Gravataí. Este, terminou com a contratação de uma empresa de outro estado da Federação.
A apuração constatou fortes indícios de direcionamento da licitação e favorecimento, por parte de servidores públicos, para a contratação da empresa. A partir disso, a polícia instaurou inquérito policial para investigar possíveis crimes de fraude à licitação e associação criminosa.
Além disso, a investigação constatou o desperdício de “milhares de reais por uma contratação desnecessária”, disse a polícia. Houve duas prorrogações contratuais decorrentes de cálculos errôneos da empresa em foco.
Operação Soldanus
A operação desta quarta-feira ocorre através da 2ª Decor (2ª Delegacia de Combate à Corrupção). Os agentes cumpriram oito mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, além de cinco quebras de sigilos bancários e fiscais. As ações abarcaram os suspeitos e a empresa investigada.
A operação contou com a participação de 50 policiais civis, com apoio da Delegacia de Combate à Corrupção da Polícia Civil de Minas Gerais, os quais cumpriram as ordens judiciais em Gravataí e Alvorada, no RS, e Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Durante a operação, os agentes apreenderam documentos, computadores e celulares dos investigados. Estes passarão por análise para corroborar com as provas já coletadas pela investigação.
Quer divulgar sua marca para um público qualificado?
Alcance milhares de leitores diariamente com campanhas e anúncios estratégicos e personalizados. Clique em Quero Anunciar e confira valores promocionais.