O setor da cultura em Porto Alegre está entre os que aos poucos retomam atividades após as enchentes de maio. Nos próximos dias por exemplo, há previsão de ocorrerem oficinas gratuitas de escrita criativa e cursos regulares de xilogravura.
As atividades ocorrem em dois locais diferentes. São eles: a Pinacoteca Ruben Berta e o Atelier Livre Xico Stockinger. Confira abaixo os detalhes sobre a abordagem dos cursos e como participar.
Pinacoteca Ruben Berta
Em paralelo à exposição A eloquência do olhar, em cartaz na Pinacoteca Ruben Berta, ocorrem duas oficinas gratuitas de escrita criativa nos dias 7 e 14 de agosto. A proposta é realizar visitas guiadas na mostra e ter contato com as mesmas estratégias de escrita os autores dos poemas utilizam. Trata-se da écfrase, da tradução e da ficção
Para desenvolver a atividade, a organização selecionou uma pintura do artista Gelson Radaelli, pertencente ao acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli.
A mostra A eloquência do olhar apresenta mais de 30 obras do acervo artístico municipal. A seleção e organização é do Grupo de Pesquisa Intersemioses Criativas da PUCRS. Para cada uma destas obras, criou-se um poema, disposto ao lado da imagem artística que lhe serviu de referência e inspiração.
Oficinas
7 de agosto, das 14h às 15h30
Ministrantes: Ana Luiza Rizzo, Juliane Vicente, Raquel Soares e Lê Mayer
14 de agosto, das 18h30 às 20h
Ministrantes: Carina Corá, Jéssica de Souza Barbosa, Guilherme Azambuja Castro e Lúcia Xavier
Local: Pinacoteca Ruben Berta
Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico
Inscrições e informações: telefone (51) 3289-8292 ou e-mail [email protected]
Atelier Livre
Além disso, após dois meses de paralisação devido à enchente, o Atelier Livre Xico Stockinger está retomando parte de seus cursos regulares. O instrutor de arte Renato Garcia ministra o curso de desenho e xilogravura, com aproximadamente 60 alunos. Eles as divide em cinco turmas,
Assim, os cursos são os primeiros a retornarem na Escola de Artes Visuais da prefeitura. Os alunos estão completando os conteúdos do primeiro semestre, interrompido pela enchente.
Com o subsolo totalmente atingido pelas águas, houve necessidade de uma reestruturação dos cursos no piso superior, onde serão acomodados alguns equipamentos fundamentais para a prática dos alunos. Entre eles está a prensa de gravura, utilizada no curso de xilogravura. Para os demais cursos estão sendo elaboradas estratégias de retorno o mais breve possível.