Olimpíadas

Nadadora brasileira é desligada por deixar Vila Olímpica sem autorização

Punições foram acordadas entre o COB, membros da Comissão Técnica, Chefe da Equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

Revezamento feminino do Brasil na prova do 4x100m livre. Em destaque na imagem, a atleta Ana Carolina Vieira. Foto Luiza Moraes/COB
Revezamento feminino do Brasil na prova do 4x100m livre. Em destaque na imagem, a atleta Ana Carolina Vieira. Foto Luiza Moraes/COB

Dois atletas brasileiros foram punidos após deixarem a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira (26), dia da abertura dos Jogos. O chefe de equipe da natação, Gustavo Otsuka, afirmou que toda saída da vila dos atletas deve ser previamente comunicada, por motivos de segurança.

Ana Carolina Vieira e o namorado Gabriel Santos, que também é atleta da natação, saíram da Vila Olímpica sem autorização na sexta-feira (26). Os dois publicaram fotos nas redes sociais na capital francesa fora da vila.

No entanto, o que causou a exclusão de Ana Vieira da delegação não foi este episódio, de acordo com o COB. No sábado (27), a atleta fez parte do revezamento 4x100m livre feminino. O time foi eliminado nas séries preliminares, com a 16ª colocação geral.

Vieira teria contestado de forma veemente a mudança na escalação do revezamento, que nadou sem Mafê Costa, poupada. O comunicado da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) diz que a decisão técnica foi contestada “de forma desrespeitosa e agressiva”.

Pela atitude, a atleta de 22 anos acabou desligada da delegação brasileira. Ela retornará ao Brasil imediatamente. O namorado dela, Gabriel Santos, 28 anos, foi punido com a pena de advertência. Ele saiu na véspera de sua participação no revezamento 4×100 m livre masculino.

As punições foram acordadas entre o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) membros da Comissão Técnica da modalidade, com o Chefe da Equipe e com a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

O clube Pinheiros, onde ambos os atletas atuam, publicou nota oficial sobre o caso.

“O Esporte Clube Pinheiros tomou conhecimento da punição aos atletas Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos, da Natação, e do desligamento da atleta da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris. O Clube vai aguardar o retorno de Ana ao Brasil para conversar com ela e apurar os fatos com os envolvidos. O Pinheiros segue confiante na participação de seus atletas nos Jogos Olímpicos e em sua contribuição para o esporte brasileiro.”.

Até o momento, nenhum dos dois nadadores se manifestou sobre as punições.