ABORDAGEM ADAPTADA

Senac abre inscrições para curso de informática e interação com smartphones para idosos

Criação do curso surge diante o aumento no número de idosos com acesso à tecnologia e à internet nos últimos anos no Brasil

Senac Tech está com inscrições abertas para o curso de Informática e Interação com Smartphones para Maturidade. As aulas iniciam no dia 5 de agosto e irão ocorrer de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. 

A capacitação ensina os fundamentos da informática, como navegação na internet, uso de e-mails e criação de documentos, mas também aborda especificamente as peculiaridades e funcionalidades dos smartphones. “Uma das principais vantagens do curso é sua abordagem adaptada às necessidades e experiências dos adultos seniors”, diz o Senac.

A carga horária é de 84 horas com objetivo de ensinar os alunos os fundamentos da informática. A ideia é possibilitar a utilização do Windows, do navegador de internet do computador e das redes sociais e a interação com smartphone. 

Além disso, o aluno ficará apto a identificar comandos, manusear o celular com segurança, configurar o aparelho, gerenciar o pacote de dados, administrar o uso da memória, tirar fotos, gravar vídeos e enviar e salvar arquivos em outros dispositivos. 

Assim, para se inscrever, interessados devem acessar o site do Senac Tech ou comparecer presencialmente na escola. Ela fica na Rua Venâncio Aires, 93, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Pode-se obter mais informações pelo telefone (51) 3288-7750 ou ainda pelo WhatsApp (51) 99315-9728. 

Estatística

O Censo Demográfico 2022 revelou que o total de pessoas com 65 anos ou mais no Brasil chegou a 10,9% da população. Isso significa uma alta de 57,4% em comparação a 2010.

Além disso, desde a pandemia de Covid-19, o acesso à internet, redes sociais e aplicativos pelo público com 60 anos ou mais aumentou muito. Um estudo publicado na pesquisa FEBRABAN-IPESPE “A inclusão Digital dos Idosos” apontou que as ferramentas digitais já fazem parte da rotina dos mais velhos.

Mas eles ainda têm dificuldade de utilizá-las e creem que ainda têm pouco ou nenhum conhecimento e familiaridade. Ciente disso que o Senac criou o curso.