Dois professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) morreram, na madrugada desta quinta-feira (25), em um assalto a um hotel, localizado na BR-285, em Mato Castelhano, na Região Norte do RS. Eles se chamavam Fabiano de Oliveira Fortes, de 46 anos, e Felipe Turchetto, de 35, e faziam uma visita de campo à Floresta Nacional de Passo Fundo, localizada no município.
Conforme o delegado titular Draco (Delegacia de Repressão de Ações Criminosas Organizadas) de Passo Fundo, Diogo Ferreira, o assalto iniciou por volta das 1h30. Dois criminosos, que haviam se hospedado no estabelecimento na noite anterior, desceram ao saguão, onde há um restaurante, e renderam pessoas que estavam ali.
“Eles as conduziram para um dos cômodos e começaram a subtrair telefones, dinheiro, joias, e tentaram também fazer pix com celulares das vítimas, mas não conseguiram”, relata Ferreira.
Para realizar a rendição, os criminosos amarram as vítimas com lacres plásticos. Até que uma das vítimas rompeu o lacre e reagiu ao assalto, tentando agredir um dos criminosos. Este, ao ver a reação efetuou disparos, atingindo uma das vítimas. Em seguida, iniciou-se uma confusão no local e houve mais disparos, que resultaram no ferimento da outra vítima.
Nesse momento, a Polícia Civil faz diligências para encontrar os criminosos. Por fim, a investigação também aguarda conclusão da perícia e das oitivas das testemunhas para apurar mais detalhes do ocorrido.
Confira nota da UFSM
Com profundo pesar, informamos o falecimento dos professores Fabiano de Oliveira Fortes e Felipe Turchetto, ocorridos no dia de hoje (25/07/2024), tragicamente. Ambos exerciam suas atividades no Departamento de Ciências Florestais, do Centro de Ciências Rurais da UFSM.
A Universidade declara luto oficial por um dia, a partir desta quinta-feira (25), até amanhã (26), com paralisação das atividades acadêmicas e administrativas do Curso de Engenharia Florestal hoje e amanhã.
Informações sobre os atos fúnebres serão divulgadas tão logo forem definidas.
A UFSM se solidariza com os familiares, amigos e colegas neste momento de pesar.