Com a recuperação do sistema de bilhetagem eletrônica do metrô, a Trensurb volta a efetuar a cobrança de sua tarifa normal a partir deste sábado (13). O valor ficará em R$ 4,50 nas 14 estações em operação, entre Canoas e Novo Hamburgo, com 18 minutos de intervalos entre viagens.
Com isso, a empresa também assume a responsabilidade pelo custeio do trajeto de ônibus entre a Estação Mathias Velho e a Estação Mercado. Assim, a viagem até a capital fica mais barata para os usuários, diz a Trensurb.
Os ônibus, devidamente identificados, farão o trajeto direto. Não haverá paradas intermediárias e em ambos os sentidos, entre o terminal de integração da Estação Mathias Velho e o terminal Parobé, junto ao Mercado Público de Porto Alegre.
Do terminal da Estação Mathias Velho, a primeira partida dos coletivos será às 5h15 e a última, às 22h45. Do terminal Parobé, o primeiro ônibus sai às 5h30 e o último, às 21h10.
A frequência das viagens dos coletivos será conforme a demanda de passageiros. Não haverá cobrança de passagem nos ônibus, apenas na linha de bloqueios do metrô.
Por fim, vale lembrar que os validadores nos bloqueios aceitam os sistemas de bilhetagem SIM, TRI e TEU. Também aceita-se passagem unitária adquirida diretamente nas bilheterias da Trensurb.
Em Porto Alegre
Até essa sexta-feira (12) os usuários do Trensurb tinham ponto de embarque e desembarque da linha Integração Mathias no Terminal Conceição. A partir deste sábado (13), o ônibus vai até a Praça Parobé, próximo às lojas 9 e 17 do Mercado Público, no Centro Histórico.
Assim, a mudança ocorre a pedido de comerciantes da região central, pedido atendido em acordo entre prefeitura de Porto Alegre, Metroplan e Trensurb. Serão 40 ônibus colocados pela Metroplan à disposição dos usuários do Trensurb para possibilitar o deslocamento até a Capital.