O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou mais um alerta de onda de frio para o Rio Grande do Sul. O aviso vale até a manhã do sábado (13), mas podendo se estender por cinco dias.
Conforme o Instituto, as temperaturas devem ficar até 5°C abaixo da média neste período. Além disso, o alerta é laranja, de média intensidade, então devem se considerar riscos à saúde.
Este alerta laranja é válido para praticamente todo o território gaúcho. A exceção são áreas mais extremas do Litoral Norte, da Serra, do Norte e do Noroeste, onde o aviso é amarelo, ou seja, mais brando e com duração até o fim da sexta-feira (12).
Nesse meio tempo também deve haver geadas. Na manhã de quinta-feira (11), o fenômeno deve ocorrer em áreas da Campanha, da Fronteira Oeste, da Região Central, da Serra, além da parte mais central das regiões Norte e Noroeste.
Diante deste quadro, a recomendação do Inmet é acionar a Defesa Civil, no 199, em caso de emergência. Na mesma linha, a Defesa Civil estadual vem orientando a população, especialmente os mais vulneráveis, como enfermos, idosos, crianças, pessoas em situação de rua, a ter outros cuidados.
“É aconselhável manter-se agasalhado, evitar locais fechados (com pouca ventilação) ou locais com muita circulação de pessoas. Também é necessário redobrar a higienização das mãos e beber bastante água. Quando as noites apresentarem temperaturas muito baixas, é recomendado abrigar animais domésticos”, disse o órgão em comunicado.
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Alerta
- Defesa Civil
- Frio
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia