PARADO DESDE MAIO

Catamarã entre Porto Alegre e Guaíba volta a operar neste domingo

As operações da Catsul estavam suspensas desde o meio-dia de 1º de maio, antes do Guaíba passar dos 3 metros no Cais Mauá.

Catamarã da Catsul. Crédito: Leonardo Severo / Agora RS
Catamarã da Catsul. Crédito: Leonardo Severo / Agora RS

A Catsul, empresa que opera a linha de catamarã entre Porto Alegre e Guaíba, retoma a operação a partir deste domingo (7). As operações estavam suspensas desde o meio-dia de 1º de maio, um dia antes da cheia do Guaíba passar de 3 metros no Cais Mauá.

“Após um período de suspensão devido às enchentes, estamos prontos para receber nossos passageiros”, afirma a Catsul. A tarifa será de R$ 10. Conforme a operadora do catamarã, a tabela horária será normal.

No entanto, para quem deseja embarcar no Centro Histórico de Porto Alegre, vai precisar caminhar um pouco mais. O túnel que permite acesso entre a praça Revolução Farroupilha (próximo do acesso ao Trensurb) permanece fechado.

Os passageiros precisam acessar o Cais Mauá através da entrada de carros, na avenida Mauá 1.050 e ir a pé até o terminal hidroviário. Não há previsão de quando o túnel será liberado.

A Catsul ficou mais de 60 dias sem operar. Primeiro por causa da grande enchente de maio, quando o Guaíba atingiu 5,35 metros na Usina do Gasômetro. Depois, por causa dos repiques da cheia, que causaram outros fechamentos das comportas do Guaíba.