IMUNIZAÇÃO

Porto Alegre: vacinação contra HPV é ampliada para público específico

Ampliação foi anunciada pelo Ministério da Saúde e vale para todo o País. Em Porto Alegre, a vacinação ocorre em qualquer unidade de saúde

O Ministério da Saúde ampliou, para todo o País, a oferta da vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) para pessoas com idade entre 15 e 45 anos que fazem uso da profilaxia pré-exposição. A vacina HPV quadrivalente confere proteção contra os tipos 6, 11, 16 e 18, previne as principais complicações. Ela está disponível na rede municipal de saúde de Porto Alegre em todas as unidades.

O usuário da profilaxia pré-exposição poderá se vacinar contra o HPV em qualquer sala de vacina pública. Isso desde que apresente qualquer tipo de comprovação (formulário de prescrição do imunizante, prescrição da profilaxia, cartão de seguimento, medicamento, etc.).

Grupos com recomendação de receber a imunização 

  • Crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos: dose única.
  • Indivíduos imunocomprometidos de 9 a 45 anos (pessoas vivendo com HIV e Aids, pacientes oncológicos e transplantados): três doses independentemente da idade. 
  • Pessoas de 15 a 45 anos de idade imunocompetentes vítimas de violência sexual: esquema de duas doses para os de 9 a 14 anos e três doses para os de 15 a 45 anos.