O governo do Estado assinou, nesta terça-feira (25), o termo do contrato com os Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). A finalidade é para prestação de serviço de logística e transporte das doações recebidas pela Casa Militar – Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Assim, a contratação de empresa terceirizada, que é uma solicitação da Defesa Civil, visa à operação logística “in house”. Ou seja, diz respeito aos itens que estão armazenados nos galpões localizados junto ao Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre.
O contrato contempla recebimento, triagem, armazenamento e transporte das doações. Além disso, tem prazo de 12 meses, podendo ser rescindido de forma antecipada por quaisquer das partes, com comunicação prévia de 30 dias.
A Celic (Central de Licitações) participou do processo de contratação. A Central, que tem vínculo SPGG (Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão), intermediou a formulação da demanda, a negociação da proposta e o auxílio no ajuste das cláusulas contratuais.
Expertise
“Os Correios têm a expertise necessária para assumir esta operação neste momento tão importante, com a capilaridade para realizar o transporte até os pontos indicados pela Defesa Civil em todo o Rio Grande do Sul”, ressaltou a titular da SPGG, Danielle Calazans.
Ademais, o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, disse que a equipe já sinalizara a necessidade de apoio para a gestão dos itens. Isso em razão de se tratar da maior operação logística de ajuda humanitária de que se tem notícia no Brasil.
“Essa nova frente de trabalho garantirá a agilidade esperada por todos os envolvidos no processo. Estado e gestores públicos municipais, buscando celeridade no apoio às populações atingidas por desastres”, disse.
O vice-governador Gabriel Souza destacou que na assistência emergencial, especialmente nas primeiras semanas, o governo contou com o apoio de milhares de voluntários. Para Souza, contudo, “nesta nova fase, entendemos que a contratação dos Correios pelo governo do Estado dará sequência a este trabalho com o profissionalismo e a expertise em logística e distribuição”, destacou.
Por fim, além dos titulares da SPGG e da Defesa Civil, participou do ato o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.