O Sagu de Vinho é uma sobremesa clássica da culinária gaúcha, apreciada por sua simplicidade e sabor marcante. As bolinhas translúcidas de sagu, envolvidas em calda de vinho tinto e especiarias, se combinam perfeitamente com o creme suave, criando uma experiência deliciosa que pode ser experimentada quente ou frio. Veja como fazer:
Ingredientes para o Sagu:
- 2 xícaras (chá) de sagu
- 3 copos grandes de vinho tinto
- 1 xícara e 1/2 de açúcar
- 1 litro de água
- 1 canela em pau
- 3 cravos-da-índia
Ingredientes para o Creme:
- ½ litro de leite
- ½ xícara de açúcar
- 2 colheres de sopa de amido de milho bem cheias
- 1 gema passada na peneira
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Como fazer:
Cozinhando o Sagu:
Em uma panela grande, coloque a água, a canela e os cravos-da-índia. Leve ao fogo médio e deixe ferver por alguns minutos. Adicione o sagu e cozinhe conforme as instruções da embalagem, mexendo ocasionalmente para evitar que grude. Escorra o sagu em uma peneira e lave em água fria para interromper o cozimento.
Em outra panela, misture o vinho tinto e o açúcar. Leve ao fogo médio e deixe ferver por alguns minutos, até que o açúcar esteja dissolvido. Adicione o sagu cozido à calda de vinho e misture bem. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Preparando o Creme:
Em uma panela, misture o leite, o açúcar e o amido de milho. Leve ao fogo médio e mexa sempre até engrossar, formando um creme liso. Adicione a gema peneirada e a essência de baunilha. Misture bem, desligue o fogo e deixe esfriar.
Montando a Sobremesa:
Em taças ou copos, distribua o sagu de vinho. Cubra com o creme de leite e sirva.
Dica: Para um sabor mais intenso de vinho, deixe o sagu de molho na calda por algumas horas ou durante a noite.
Confira mais receitas em nossa editoria especial de culinária, o Sem Receita?, acesse aqui.