EDUCAÇÃO

Inscrições para o Enem quase triplicam na rede pública estadual do RS

Neste ano, todos os candidatos gaúchos foram isentos da taxa de inscrição em razão das enchentes que atingiram o Estado

O número de estudantes da rede pública estadual inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) quase triplicou no Rio Grande do Sul em comparação ao ano passado. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela realização das provas, registrou 70 mil inscrições em 2024. O número representa 89% dos concluintes do terceiro ano do Ensino Médio nas escolas estaduais e municipais. Em 2023, cerca de 26 mil alunos se inscreveram para o Enem.

Para atingir esse número, o Estado criou o Mutirão Enem 2024, coordenado pela Seduc (Secretaria Estadual da Educação). A iniciativa promoveu ações na rede estadual, incluindo atividades de divulgação e campanhas criadas pelos próprios alunos para estimular a participação nas provas. Devido ao impacto das enchentes e inundações de maio, todos os candidatos gaúchos foram isentos da taxa de inscrição neste ano.

Assim, a Seduc atribui esse crescimento ao esforço de mobilização da pasta, em conjunto com a comunidade escolar. “Mesmo com os desafios da crise climática, a educação gaúcha deu uma resposta à altura com esse aumento significativo”, disse titular da Secretaria da Educação (Seduc), Raquel Teixeira.

O Rio Grande do Sul possui 1.106 escolas estaduais de Ensino Médio, atendendo a 273.115 estudantes. Destes, 71.673 estão no terceiro ano.

Enem 2024

Assim, as provas do Enem ocorrem nos dias 3 e 10 de novembro. O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio. Além disso, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Ademais, os resultados do exame servem como critério de seleção para acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos). Por fim, também são aceitos para obtenção de bolsa de estudo em instituições privadas e universidades de países de língua portuguesa que possuem acordos com o Brasil.