A partir de segunda-feira (24), a Trensurb irá realizar sua operação emergencial com viagens mais frequentes. Os intervalos entre partidas irão diminuir de 20 para 18 minutos.
A operação emergencial do metrô ocorre diariamente das 6h às 21h, atendendo cinco municípios da Região Metropolitana, no trecho entre Canoas e Novo Hamburgo. Além disso, a empresa segue sem cobrança de passagem até o momento.
Desde a quinta-feira (13), a Trensurb divulgou a primeira redução de tempo. As partidas dos trens, que naquele momento ocorriam a cada 35 minutos, passaram a acontecer a cada 20 minutos.
Além disso, a empresa estendeu o horário de operação em uma hora, passando a ser das 6h às 21h. Até então era até as 20h.
Por fim, com o recolhimento dos trens que estavam na via de volta para o pátio da empresa, será possível utilizar ambas as vias em todo o trajeto entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, eliminando a necessidade de transbordo na Estação Unisinos.
A operação dos Trilhos Humanitários da Trensurb havia iniciado no dia 30 de maio, das 8h às 18h, com capacidade de transporte de 30 mil usuários por dia. Com os esforços mais recentes, esse número chega a 45 mil passageiros diários potenciais, o que representa um aumento de 50% em relação às condições iniciais da operação emergencial.