BLOG DE TURISMO

Locais para se sentir no Japão sem sair do RS

Pedacinhos do Japão no RS

Esta semana são comemorados os 116 anos da Imigração Japonesa no Brasil, no Rio Grande do Sul, os primeiros Japoneses começaram a chegar no ano de 1956. Desembarcaram no porto da cidade de Rio Grande que, apesar de ter sido a porta de entrada dos imigrantes no Estado, a cidade possui apenas um monumento em homenagem à imigração japonesa.

Outros locais, porém, fazem com que você se sinta no Japão, mesmo sem ter saído do Rio Grande do Sul. Conheça:

Colônia Japonesa em Ivoti

Ivoti tem atualmente a maior Colônia Japonesa do Estado, com 48 propriedades. A colônia é pautada na agricultura, cultura e esporte. Eventos como o Undo-kai (gincana esportiva) e o Enguei-kai (atividades culturais), além dos grupos de danças japonesas e os jogos esportivos como softbol (semelhante ao basebol) e gatebol (semelhante ao cricket) são promovidos no local.

Há também o Memorial da Colônia Japonesa que apresenta a história dos imigrantes japoneses e seus descendentes na região. Tudo isso contato através de um acervo de utensílios de trabalho na produção de uvas, elementos referentes à viagem dos imigrantes do Japão para o Brasil, objetos de uso doméstico, esportivo, vestimentas típicas, documentação e artesanato.

Há também exemplares das cerejeiras japonesas, as famosas Sakurás, que florescem no inverno, geralmente entre julho e agosto. Confira as fotos:

Memorial da Colônia Japonesa em Ivoti (Divulgação: Prefeitura de Ivoti)
Florada da Sakurá, no Memorial da Colônia Japonesa em Ivoti (Divulgação: Prefeitura de Ivoti)

Jardim Japonês em Porto Alegre

A Praça Província de Shiga é um lindo jardim japonês com pontes, caminhos e monumentos alusivos à cultura japonesa, é um pedacinho do Japão em Porto Alegre. Inaugurada há 40 anos em homenagem à província japonesa de Shiga, que é considerada Estado-irmão do Rio Grande do Sul.

Em abril deste ano, a praça foi revitalizada e está ainda mais bonita. Muita gente aproveita o local para seções de fotos e piqueniques. Confira as fotos do local:

Jardim Japonês em Porto Alegre, a Praça Província de Shiga(Foto: Alex Rocha/PMPA)
Jardim Japonês em Porto Alegre, a Praça Província de Shiga(Foto: Alex Rocha/PMPA)
Jardim Japonês em Porto Alegre, a Praça Província de Shiga(Foto: Alex Rocha/PMPA)
Jardim Japonês em Porto Alegre, a Praça Província de Shiga(Foto: Alex Rocha/PMPA)

Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.