BLOG DE TURISMO

Raízes da Pomerânia ganham memorial na Serra Gaúcha

Memorial Caminho Pomerano é fruto do trabalho voluntário.

Comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha (Foto: Prefeitura de Nova Petrópolis)
Comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha (Foto: Prefeitura de Nova Petrópolis)

A Comunidade de São José do Caí, no interior de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, está prestes a inaugurar um marco importante. Após mais de um ano de pesquisas dedicadas, o Memorial Caminho Pomerano será oficialmente aberto no dia 29 de junho, sábado, às 14h.

Um Projeto de Comunidade

O Memorial foi construído em frente à Associação Cultural e Esportiva Lira, no local da antiga Escola Duque de Caxias. Este projeto é fruto do trabalho voluntário de um grupo de moradores da comunidade, liderados pelo vereador Daniel Michaelsen. Eles visitaram museus, arquivos e conversaram com historiadores e residentes locais, incluindo idosos que compartilharam suas memórias sobre a colonização e desenvolvimento da região.

Como será o Memorial

O Memorial Caminho Pomerano conta a história de São José do Caí desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães, vindos da Pomerânia, no norte da Alemanha e da Polônia. As placas informativas no local destacam fatos históricos, arquitetura, folclore, religiosidade e a organização sociocultural da comunidade. Além disso, o espaço inclui uma estátua de pedra, uma capela, bancos e uma fonte de água para os visitantes.

A inauguração do Memorial Caminho Pomerano faz parte das atividades comemorativas dos 200 anos de imigração alemã no Brasil.

Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.