O Aeroporto Regional de Caxias do Sul vai receber melhorias no terminal de passageiros e na pista de pouso. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (18) pelo governador do RS, Eduardo Leite, durante reunião com o prefeito Adiló Didomenico, em Caxias do Sul.
Ao todo, serão 14 milhões para qualificação do Hugo Cantergiani. O aeroporto virou alternativa com o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, atingido pela enchente.
“O governo do Estado tem um compromisso muito firme com a Serra Gaúcha e esse investimento vai ajudar a ampliar o número de voos no aeroporto. O aeroporto de Caxias do Sul é estratégico para o Rio Grande do Sul, em especial neste momento de suspensão das operações no Salgado Filho”, afirmou Leite.
“Com estes R$ 14 milhões teremos condições de fazer a ampliação da pista, reforma do terminal de passageiros, no embarque e desembarque e compra de mais uma esteira e raio-X. Portanto, o nosso aeroporto terá condições de aumentar a sua demanda que hoje é muito importante para todo Estado”, agradeceu o Prefeito Adiló Didomenico.
A proposta é que os serviços sejam realizados no período noturno, sem que interfiram na operação. Atualmente, o aeródromo possui 36 voos semanais.
Aeroporto poderá receber voos internacionais
No mesmo dia do anúncio de investimentos, o Aeroporto Hugo Cantergiani recebeu homologação da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) poderá receber voos internacionais. Por enquanto, as conexões permitidas são serviços aéreos privados ou serviços aéreos públicos não regulares de passageiros (voos charter).
A internacionalização favorece pousos e decolagens de aeronaves privativas transportando delegações de jogadores para confrontos internacionais de futebol válidos pela Copa CONMEBOL Libertadores e pela Copa CONMEBOL Sul-Americana. Para o voo poder operar, no entanto, é necessário prévio agendamento de 48 horas.
Nas últimas semanas, a administração aeroportuária já vinha trabalhando em melhorias que se somam para elevar o patamar do Hugo Cantergiani. A portaria da internacionalização do Aeroporto Hugo Cantergiani tem prazo inicial de 31 de dezembro de 2024.
Instalação de equipamentos
Na semana que vem, o aeródromo deve receber a instalação dos PAPIs (Precision Approach Path Indicator). Esse sistema de luzes permite ao piloto em comando identificar se a aeronave está com a aproximação alta ou baixa em relação ao início da pista.