Após um final de semana de chuvas e graves transtornos, parte do Rio Grande do Sul permanecerá em alerta para tempestades durante a segunda-feira (17). É o que aponta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Há dois alertas do Instituto com validade até o final do dia. Ambos em áreas da faixa Norte. Além disso, havia previsão de chuvas para áreas ao Leste, como Porto Alegre, Região Metropolitana e Costa Doce ainda durante a manhã.
Para o decorrer do dia, a previsão é de chuvas mais intensas mais intensas de fato para o Norte. Há um alerta laranja, de média intensidade, para partes da Serra, Litoral Norte, Norte e Noroeste (confira o mapa abaixo). O volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.
Há um outro alerta para uma faixa Central, que vai de Porto Alegre até a parte extrema do Noroeste (confira no mapa abaixo). Este aviso é amarelo, de menor intensidade. Mesmo assim, também como o outro deve durar toda a segunda-feira.
No caso da faixa Norte, o Inmet alerta para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. “Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, diz o Instituto.