PREJUÍZOS

Com 1.200 casas atingidas, São Luiz Gonzaga decreta situação de emergência

O evento que atingiu São Luiz Gonzaga foi classificado pelos meteorologistas da Sala de Situação como uma microexplosão.

Crédito: Brigada Militar / Defesa Civil RS
Crédito: Brigada Militar / Defesa Civil RS

A administração do município de São Luiz Gonzaga, na região Noroeste, decretou situação de emergência após o temporal do sábado (15). O evento foi classificado pelos meteorologistas da Sala de Situação como uma microexplosão (leia mais abaixo).

Mais de 1,2 mil residências tiveram algum tipo de avaria. A prefeitura estima que mais de 15 mil pessoas estão diretamente atingidas pelo temporal. Cerca de 400 estão desalojadas.

“A situação é grave e atingiu quase metade do nosso município, com muitos transtornos e danos em escolas, unidade de saúde, residências e empresas. Foi algo semelhante a um ciclone que nos atingiu, mas tudo o que tinha de ser feito até o momento foi feito”, afirma Sidney Brondani.

Quatro escolas, dois postos de saúde, o prédio da Secretaria municipal da Saúde, o Museu Arqueológico e diversos estabelecimentos comerciais também tiveram destelhamentos pelos ventos fortes e queda de granizo.

As escolas atingidas tiveram as aulas suspesas nos próximos dias. Na lista de atingidas estão a Escola de Educação Infantil Altamiro da Silva, no bairro Jauri; Escola de Ensino Fundamental José Bonifácio, bairro Auxiliadora; Escola de Educação Infantil General José Leovegildo Alves Paiva, bairro Agrícola, e Escola de Ensino Fundamental Cel. Manoel Mamede de Souza, bairro Mário.

Crédito: Brigada Militar / Defesa Civil RS

Conforme a prefeitura, “um mutirão está sendo feito pelo município e empresas para recuperar o mais rápido possível os espaços possibilitar que as aulas possam ser retomadas”. No entanto, não há prazo para retomada das atividades escolares.

Os prédios das unidades básicas de saúde dos bairros Mário e Agrícola, além da sede da Secretaria Municipal de Saúde, que também tiveram prejuízos com a tempestade, estarão fechados nesta segunda-feira, dia 17. “Nossa expectativa é que tanto a secretaria quanto as unidades de saúde estejam reabertas e atendendo já na terça-feira”, afirma o prefeito Sidney Brondani.

O que é a microexplosão

Crédito: Brigada Militar / Defesa Civil RS

Esse fenômeno – conhecido pelos meteorologistas pelo nome em inglês “downburst” – é causado por nuvens carregadas de tempestade. A microexplosão é uma descarga de ar frio e denso atinge o solo. Nesse processo, essa rajada descendente se espalha, provocando ventos extremamente fortes. Em alguns casos, as rajadas podem atingir os 150 quilômetros por hora.

Um downburst pode causar danos generalizados, como os vistos em São Luiz Gonzaga. Quando uma microexplosão atinge uma região, deixa um padrão em linha reta de destruição e detritos.