Criada com intuito de representar o sentimento de saudade e nostalgia das tradições e dos bons momentos vividos, a Cuca Auf Wiedersehen, da Padaria Pritsch, é a grande vencedora do 16º Concurso da Melhor Cuca de Santa Cruz do Sul.
Em segundo lugar, ficou a Cuca Traubenkuchen, da Lisaruth, e em terceiro lugar, a Cuca Fortaleza, da Connfeipão.
O anúncio oficial do trio gastronômico foi realizado durante o lançamento da 24ª Festa da Cucas de Santa Cruz do Sul. O público poderá apreciar os sabores na Festa, que ocorre nos dias 21, 22 e 23 de junho, no Parque da Oktoberfest.
A Cuca Auf Wiedersehen tem recheio de milchcreme (creme de leite, com gemas e leite condensado), creme de laranja, nozes crocantes e streusel. A inspiração para a cuca salientou os de sabores tradicionais, como o milchcreme, sobremesa comum na mesa dos imigrantes.
O objetivo da receita é aquecer o coração das pessoas com um sabor que recorda lembranças do passado.
Já a Cuca Traubenkuchen, que ficou em segundo lugar, conta com um recheio de uva, canela e noz moscada. O conceito busca valorizar a história, a tradição e, principalmente, o sabor.
A terceira colocada, a Cuca Fortaleza, é feita com raspas de limão, leite condensado e creme de leite. A receita mistura a tradição com uma pitada de modernidade, evidenciando o preparo dos povos antigos e os sabores da atualidade.
Cucas do Bem
A Festa das Cucas também contará com a ação beneficente Cucas do Bem, que desde 2017, destina parte do lucro da comercialização das cucas produzidas pelas padarias participantes do evento, para o Hospital Santa Cruz.
Neste ano, o Dia D da Cuca do Bem será neste sábado, 8, das 9 às 17 horas, na Praça Getúlio Vargas. Serão comercializados diferentes sabores de cuca, com valor de R$15 cada.