Hoje, 3 de junho, ocorreu uma reunião no Aeroporto de Porto Alegre para discutir a situação atual e os próximos passos para a reconstrução do local. A reunião contou com a presença de Paulo Pimenta, Ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, entre outras autoridades e executivos da Fraport Brasil.
Início da Limpeza e Avaliação da Pista
Com a diminuição da água acumulada, iniciou-se o processo de limpeza da pista de pousos e decolagens. A operação inclui uma ampla varredura nas pistas e pátios de aeronaves para a remoção de entulhos e detritos.
Paralelamente, começaram os testes e sondagens para avaliar a resistência do solo. Este processo, que inclui a verificação da compactação e pavimentação, deve durar aproximadamente 45 dias, dependendo das condições climáticas. Espera-se que no início de julho seja possível detalhar as necessidades de intervenções na pista.
Avaliação dos Equipamentos Afetados
Ainda não é possível estimar o valor total dos danos aos equipamentos afetados pela enchente. A Fraport Brasil está em contato constante com as seguradoras para avaliar a situação. As vistorias estão sendo feitas regularmente, e um inventário de todos os itens impactados está em andamento.
Perspectiva de Abertura
Desde o início da crise, a Fraport Brasil mantém um diálogo aberto com o governo federal e autoridades locais. Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, avaliou a reunião e vistoria de hoje como positivas:
“Estamos atuando junto ao Governo Federal para acelerar a retomada do aeroporto. Estamos fazendo nossa parte com diversas atividades já iniciadas. Se os impactos forem menores do que os previstos inicialmente, vamos torcer para que o aeroporto esteja disponível até o final do ano”.
Esta também é a perspectiva apresentada pelo Ministro Paulo Pimenta.
Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.