Agora no Tempo

RS terá resquícios de chuva na segunda-feira

Primeira quinzena de junho poderá ter temperaturas acima do esperado e episódios de chuva forte, mas menos persistentes que as de maio

A previsão do tempo aponta que ainda pode chover no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (3). As informações são da Climatempo. Segundo o Instituto, a chuva deve ocorrer mais durante a madrugada e decorrer da manhã, perdendo força à tarde em Porto Alegre e no Litoral.

Conforme a Climatempo, amanhã os acumulados variam em torno de 6mm em Rio Grande, Santa Maria e Passo Fundo; 8mm em Bom Jesus e Porto Alegre e 10mm na região de Tramandaí, no Litoral Norte. 

Serra, Vales, metade Norte do RS e Litoral Sul, podem ter um dia de sol entre nuvens e condição de chuva fraca/moderada de maneira irregular ao longo do dia. O tempo deve ficar firme apenas na Fronteira Oeste. Lá, a temperatura fica baixa, mesmo com a presença do sol. 

Segundo o Agora no Tempo, em Porto Alegre deve haver chuva moderada, com máxima de 17°C. Mesma situação de Capão da Canoa.

Em Rio Grande, a chuva deve ser leve, com máxima de 13°C. Já em Uruguaiana, como dito, o sol fica limpo, com máxima de 15°C.

A tendência é que, na terça-feira (4), o tempo volte a ficar firme novamente em todo o Estado. Contudo, as temperaturas devem novamente a ficar mais baixas, principalmente ao amanhecer. 

Previsão para junho

Conforme a Climatempo, junho é o mês de transição, entre outono e inverno. “Já chegamos na metade do ano com vários fenômenos meteorológicos, com a despedida do El Niño, chegamos a uma fase neutra no pacífico equatorial e poderemos terminar o inverno já com La Niña”, diz o Instituto.

Na primeira quinzena de junho, bloqueios atmosféricos influenciam o Rio Grande do Sul, trazendo ar quente e seco, especialmente para o Oeste e Norte do estado. Assim, as temperaturas ficarão ligeiramente acima da média nos primeiros dez dias. Há possibilidade de episódios de chuva forte, mas menos persistentes do que em maio.

No final da primeira quinzena, espera-se uma queda acentuada nas temperaturas. Em seguida, a segunda quinzena terá menos chuvas, que ocorrerão de forma mais espaçada e breve. 

Por fim, a Região Metropolitana de Porto Alegre terá temperaturas próximas da normalidade. As chuvas serão ligeiramente acima da média no centro-leste e sul do estado, e entre a média e ligeiramente abaixo no extremo norte do Rio Grande do Sul.